A Lei Maria da Penha não trata de toda a violência contra a mulher, mas somente daquela baseada no gênero doméstico e/ou familiar. Tal delimitação decorre da redação contida no dispositivo antes mencionado, o qual estabelece que, “para os efeitos desta Lei [Lei Maria da Penha], configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero”.
A violência de gênero envolve uma determinação social dos papéis masculino e feminino. Toda sociedade pode (e talvez até deva) atribuir diferentes papéis ao homem e à mulher. Até aí tudo bem. O problema? O problema é quando a tais papéis são atribuídos pesos com importâncias diferenciadas. No caso da nossa sociedade, os papéis masculinos são supervalorizados em detrimento dos femininos.
Com o tempo essa lei veio crescendo muito, já não é mais como antigamente quando as mulheres apanhavam e deixavam como se nada tivesse acontecido. Com essa lei as mulheres tomaram frente e se encorajaram em denunciar os agressores e muitos já foram presos e a justiça foi feita por elas ainda mais com a denuncia anonima.
O começo sempre é um pouco difícil, pois as mulheres tinham mais medos de denunciar os abusos físicos que sofriam de seus maridos ou praticada por outros homens por algum outro "motivo". Enfim, após 8 anos de existência e exerção dessa lei, as mulheres conseguiram obter maior confiança do cumprimento do que ela abrange. Não foi apenas com o tempo que isso foi possível não, mais sim depois de muito auxílio e perseverança quando os delegados/advogados/pessoas comuns, mais que viam a situação e não concordavam, falavam as vítimas para que não tivessem medo, pois a justiça iria agir de forma que ela não sofresse mais violência ainda. Hoje em dia a lei é bastante usada pelas mulheres que sofrem violência, porém ainda precisa de alguns aperfeiçoamentos.
Ela visa tão somente mostrar a tentativa de se melhorar nossa legislação através de uma lei que sinboliza todo clamor de uma sociedade encharcada de vergonha pelos maus tratos que diante de todos são explicitados diariamente.
E.E. José Maria H. Rodrigues Aluna: Luana Ribeiro n:18 3;A
Com 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Ela tem como objetivo principal proteger a mulher de qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denuciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime.
O presente trabalho visa esclarecer a importância da Lei Maria da Penha dentro do contexto social, mostrando seu real papel e o que ela representa dentro de uma sociedade ainda masculinizada que sempre se indignou com a violência contra a mulher, mas que no íntimo, até bem pouco tempo atrás, era vista como algo, de certo modo, aceitável, rotineiro, “normal”. Com a nova legislação a sociedade enfim tomou uma postura realmente digna dos padrões atuais onde mostra que a mulher não é mais uma coisa e sim um ser humano como o homem digna de respeito, não só pela sua fragilidade física, mas também pela sua capacidade intelectual. Viviane rocha 3°f
A lei maria da penha é umas das mais importantes leis do brasil, pois é ela que defende as mulheres contra a agressões sofrida pelo seus companheiros. E graça a ela esses agressores são punidos como deve ser. Por isso toda mulher que sofrer agressão deve denunciar imediatamente. thalissia kelen 3°C N°32
A lei maria da penha tem o intuito de diminuir a grande violência que as mulheres sofrem no brasil, diminuir as agressões sofridas por seus companheiros. Essa lei foi criada para dar um alivio as mulheres, para poder dar uma vida melhor do que estar sofrendo agressões diariamente por seus companheiros, não podemos tratar as acreções sofridas como normal e aceitável, tem que tomar uma decisão e usar o poder que a mulher tem da lei maria da penha.
Muitas mulheres não denunciam a violência que sofrem e, sem denúncia não há crime. Desde que foi criada, a Lei Maria da Penha fez com que a violência contra a mulher deixasse de ser tratada com um crime de menor potencial ofensivo. A lei acabou com as penas pagas com cestas básicas ou multas, e passou a englobar além da violência física e sexual, a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral. Mas, apesar da Lei Maria da Penha ter sido criada para aumentar o rigor das punições aos que cometem agressões contra a mulher em âmbito doméstico ou familiar, o efeito causado durante os seus 7 anos de existência parece ser questionável. a Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica. As taxas de homicídio entre mulheres por violência doméstica permaneceram estáveis antes e depois da vigência da lei.Sendo assim, a violência entre parceiros não pode ser considerada algo corriqueiro ou que não diga respeito ao poder público, pois a redução de relações conflituosas e violentas deve envolver ações intersetoriais que estejam afinadas com a redução das desigualdades sociais. Nadine Cristaldo 3ºE - Vespertino
E.E. José Maria Hugo Rodrigues Fernando Rodrigues Cordeiro 3°E Vespertino
Por questões de cultura, as delegacias e o poder judiciário , até o século XX, era composta ,na maioria por seres humanos do sexo masculino, e isso de alguma forma contribuía para que as mulheres tivessem medo de denunciar e até mesmo as que denunciavam, por vezes , o policial ,delegado ou Juiz era machista,consequentemente, arquivava o processo com a idéia de que as mulheres nasceram para servir os homens, ou seja, se esse espancá-las, está no seu direito. Com o advento da lei Maria da Penha e com a ascensão da mulher ao mercado de trabalho, elas passaram a ter delegacias especializadas no atendimento desses casos e também mulheres atendendo essas ocorrências, isso fez com que não somente essas mulheres tivessem melhor qualidade de vida como também os filhos.
As mulheres por serem consideradas de “sexo frágil”, por muito tempo ficaram submissa aos mandos e desmandos de seus maridos, pais, etc.. Em razão disso, por muitas vezes são agredidas e violentadas até dentro das próprias casas. São abusos físicos e mentais que ocorrem constantemente em muitos lares brasileiros, e que por muito tempo ficaram impunes. Porém, com o advento da Lei Maria da Penha, esse quadro está começando a mudar e as mulheres estão indo as ruas exigir que os seus direitos sejam respeitados. Essa Lei funciona como um importante e efetivo mecanismo de proteção às mulheres, na medida em que confere maior rigidez e efetividade na punição dos agressores.
A lei Maria da Penha é de extrema importancia no Brasil ,pois os casos de violencia e agressão contra as mulheres são presentes no dia dia de muitas mulheres.Graças a essa lei os casos de violência vem sendo menos frequentes e é por isso que essa lei deve permanecer na ativa e ate ser aperfeiçoada.As mulheres precisam de igualdade e qualidade de vida,como também seus filhos ,nao da para em pleno seculo 21 esse primitivo fato continuar.
Essa lei é de extrema importância para nós mulheres que garantimos a justiça de crimes como espancamentos,assassinatos,não ficaram impunes ,com essa lei as mulheres ganharam uma maior liberdade e voz para denunciar essas injustiças que em nossa população se apresenta em grande número,para haver uma melhora nesses tristes casos de machismo que muitas vezes se apresenta de maneira implícita em muitos lares,ela ajuda também na segurança de nossos lares e maior amor,harmonia e compreensão entre os casais em suas famílias,e uma maior valorização das mulheres que antes eram apenas vistas como mercadorias e fazendo com que espaço delas seja preservado com respeito e dignidade.
A lei Maria da penha é ótima em alguns termos pois protege as mulheres , mais deveria ser mais divulgada. E deveria ter varias unidades de proteção , todas as delegacias deveriam poder contar queixas , logo no primeiro depoimento ja deveria passar pelo juiz para a proteção acontecer . Pois o que mais vemos nos noticiários é que as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia . Patricia da Silva . N°: 34 José Maria
A importância da Lei Maria da Penha reside em boa parte na necessidade de expor um problema de violência que antes era considerado íntimo do casal. Socialmente o machismo de nossa sociedade impõe que o homem seja mais importante que a mulher, promover direitos e uma legislação específica para casos de violência contra a mulher significa promover igualdade de gênero dentro das esferas de poder institucionais 3°A N°31
A lei Maria da Penha foi uma das melhores coisas que o presidente Lula criou, a lei veio para defender aquelas mulheres indefesas que são agredidas e sofrem violencia domestica, muitas mulheres demoraram a perceber que poderiam ter direitos e ser alguem livre..com o passar dos anos elas muitas foram denunciando seus companheiros agressores...até chegarem a ser o que são hoje, de pouco a pouco foram conseguindo seus direitos,conquistando o mercado de trabalho etc.Mas infelizmente a sociedade ainda vive num mundo em que o machismo prevalece e que o homem é mais importante que a mulher. Luiz Henrique Silvestre Silva - N° 40 - 3°C - Matutino.
Com 8 anos de vigência,A Lei Maria da Penha é importante porque as mulheres são a grande maioria entre as vítimas de violência doméstica e por isso é preciso que exista uma lei específica.Logo foi criada essa lei que ajudou muito as mulheres que antigamente sofriam de maus tratos e tinham um certo receio de denuncia-los seus agressores e hoje a justiça é feita e eles são punidos. valéria pleutim 3°A n°34
A Lei Maria da Penha tem grande importância uma vez que mulheres morrem, são mutiladas, agredidas diariamente e ameaçadas por seus maridos. Isso existe, embora muitas vezes longe de nossos olhos. Muitas vezes a mulher que sofre dentro de casa, não tem quem a defenda, não tem força para reagir, enfim, não tem quem a salve e essa lei da suporte e amparo a essa mulher.
Após oito anos de vigência no Brasil a lei Maria da Penha, acredito eu que já livrou muitos mulheres de seus agressores, uma vez que já foi registrados muitos avanços, não deixando de rassaltar que ainda existe muita coisa a ser melhorada. Infelizmente muitas mulheres ainda morrem sim por violência de seu parceiro, e isto ainda é realidade por medo de muitas mulheres. A lei é importante sim, não da para imaginar hoje o Brasil sem ela. -Giovanna Bezerra dos Santos Nº 10 3ºA
A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei número 11,340, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições aos homens que agridem física ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.
Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa Em minha opniao essa rei deveria ser mais rigida pois ainda exite muita violencia contra a mulher temos q ser mais rigido com isso
Infelizmente muitas mulheres ainda morrem sim por violência de seu parceiro, e isto ainda é realidade por medo de muitas mulheres, Pois o que mais vemos nos noticiários é que as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia. A Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica.
Em 7 de agosto de 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionava a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. Isso foi um grande avanço para as mulheres, com a sociedade. Graças a ela (lei) muitas mulheres vem sendo protegidas e salvas de seus "monstros". Claro que quando há denúncias, pois ainda existem muitos casos que são incobertos por medo ou pura e simplesmente falta de condições de se manter sozinha.
No dia 7 de agosto de um "glorioso" ano o presidente sancionava a Lei que viria para salvar a sociedade feminina. Graças Lei Maria da Penha que entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, várias mulheres conseguiram ser libertas e salvas de seus maridos que as agrediam constantemente. A Lei é eficaz, porém, para ela funcionar antes precisamos da denúncias, pois ninguem pode advinhar que uma mulher está sofrendo abusos de todos os tipos em casa, mas, infelizmente , ainda há casos de mulheres que preferem apanhar ao invés de denunciar, por medo, insegurança ou falta de condições de ter uma vida sozinha. Acho que quando esse tipo de preocupação for menos relevante muitas outras mulheres poderão continuar sendo salvas.
É extremamente importante a lei Maria da penha,Pois Ajuda as mulheres a se proteger se seus agressores,a acima de tudo a proteger suas vidas,pois com a lei em vigor a mulher pode se manifestar a qualquer hora assim se defendendo de ataques que poderiam levar-as a morte.Esta lei é totalmente importante para a sociedade feminina brasileira, Pois da a mulher e mãe o direito de liberdade,segurança,dignidade e principalmente o direito de abrir sua Boca para acabar com a violência domestica e Sexual.
A Lei Maria da Penha reside em boa parte na necessidade de expor um problema de violência que antes era considerado íntimo do casal. as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia .
É muito importante pois temos no brasil varios caso desse tipo como: o marido chega bebado em casa e se acha o machao, e parti para cima da mulher. Antigamente a mulher era vista como dona de casa, agora ela conseguiu o seu direito e os homens acham que sao melhor do que elas. a Lei e uma forma de proteger a mulher que tem medo de enunciar o seu marido ou namorado, protege a sua vida e com isso varias mulheres conseguiram se liberta dos seus maridos. Matheus Nazare nº48 3ºE
Depois da criação da Lei Maria da Penha, os índices de violência contra a mulher no Brasil diminuiu grandemente. Os homens criaram um certo de medo de ''atacar'' as mulheres e agredí-las, pois a lei as acolhe e lhes dá a segurança necessária para não mais viver diante do marxismo que o país viveu durante muito tempo. Hoje, uma mulher agredida que denuncia, faz com que o agressor vá para a prisão e sofra a pena que merece. Denunciar é um ato muito importante e que deve ser feito com cautela no ato da agressão para que seja tomado os cuidados necessários e a pena pela justiça, pois o bem das mulheres é o que há de mais importante nesta lei.
A Lei Maria da Penha tem sido o "porto seguro" de mulheres que sofrem agressões de diversos tipos, dentro de casa ou na rua. Essa Lei oferece as mulheres que já sofreram agressões, ações que deixam-as mais seguras, e evita que sofram novos tipos de agressões do parceiro ou de outros homens.
Patrícia Fernandes , 3°E n°29 Antes da criação da lei Maria da Penha , as mulheres sofriam com as agressões , e não eram protegidas por ninguém . Aquela velha ideia de que "se apanhou é por que mereceu" . Com a criação dessa lei protegeu as mulheres , não acabando com as agressões mas , diminuindo bastante . Melhorando a vida de muitas mulheres .
A Lei Maria da Penha age como marco para a sociedade contemporânea, que em grande parte, ainda não sabe lidar com a ascensão feminina. Em diversas localidades, o homem vê o sexo oposto apenas como objeto, que pode servir como fruto de uma criação familiar, para demonstrar a sociedade que os cerca o quão másculo este é. Mesmo após oito anos, a violência física/verbal doméstica ainda prevalece, por conta de um sentimento frequente na maioria das mulheres: o medo. Não existem desvantagens para esta lei, somente brechas que podem ser facilmente burladas. Encontra-se em mulheres como Maria da Penha - que fizera jus ao nome da lei -, uma esperança para o progresso. Já dissera Clarice Lispector há alguns anos atrás: "Porque há o direito ao grito. Então eu grito.". Usar tal citação como mantra é o que se precisa para que as punições sejam completas, e não mascaradas por ameaças, que nem existir deveriam. Este fora um dos feitos mais completos do Governo Federal, garantir a mulher que esta possa manifestar-se por alguma agressão sofrida. Não se trata de machismo, justamente por não haver algo parecido para o homem. Apenas enaltece o poder que a mulher garante. Isabela Marques, número 11, 3°E.
A importância da lei maria da penha no Brasil é um assunto que vem sendo muito repercutida diante dos vários atentados contra as mulheres todos dias , a lei tem a importância de diminuir esses mesmos , onde os esposos (homens) são proibidos de ficar menos de 200 metros da casas das mulheres (vitimas) .Com esses 8 anos de lei ainda acontecem muitos atentados a elas porém diminuiu muito . Aluno: Vinicius Ribeiro de Souza N°31
A lei alterou o Código Penal, como a introdução do parágrafo 9º, do Art. 129, possibilitando que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas. A legislação aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos; a lei prevê, ainda, medidas que vão desde a remoção do agressor do domicílio à proibição de sua aproximação da mulher agredida. Muitas mulheres não tem coragem de denunciar pois são constantemente ameaçadas pelos seus parceiros e a justiça por muitas vezes é falha. Mas aos poucos vão sendo inventamos modos de prevenir isto e assim dando segurança para as mulheres denunciares, como a justiça do Espírito Santo criou um aparelho chamado ‘Botão do Pânico’ que possui GPS e também gravação de áudio. É uma caixinha preta que se traz junto ao corpo ou dentro da bolsa. Nome: Isabela Jacques 3°F N°53
uma lei muito importante que traz beneficio a varias mulheres que sofrem agressão dentro ou fora de casa. Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Após 8 anos de existência da lei, as mulheres hoje conseguem denunciar sem ter medo de quem a agrediu seja fisicamente ou verbalmente, antes elas tinham medo de fazer denúncias e não terem resposta para a solução do problema, agora já conseguem ter mais auto confiança e acreditar mais na execução da lei. Com a lei, a sociedade conseguiu aceitar que a mulher também é um ser humano e tem seus direitos e que podem ser dignas de respeito assim como os homens.
A Lei Maria Da Penha, e importantíssima na vida da mulher, pois é através dela que milhares de mulheres denunciam seus companheiros por agreçãos, físicas e verbais. A uns 8 anos atrás a mulher sofria calada, já com o fundamento da lei pode-se notar o avanço em nosso pais, diminuindo cada vez mais a falta de respeito pelo ser humano
A violência doméstica e familiar é um crime bem específico. Ainda hoje é um crime acobertado, pois a instituição familiar deve ser preservada. As mulheres tem receio de denunciar e as pessoas que sabem do caso não querem se envolver. O silêncio permeia a violência contra a mulher, seja pela vergonha ou pelo machismo. Nenhuma mulher gosta de apanhar, mas a violência e as relações humanas produzem mecanismos físicos e psicológicos que a aprisionam naquela situação, e a lei é importante pois cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A lei maria da penha é muito importante para proteger não só mulheres mas também homens. Após esses 8 anos temos mais liberdade de voz e confiança em denunciar,essas injustiça de agressões, seja física ou verbal sem divulgar o agredido e o agressor . Essa lei contribuiu muito para a segurança em uma sociedade machista, pois a maioria das vitimas são mulheres.
Alem de uma forma de denuncia , a lei maria da penha possibilitou a mulher de dar voz as violências sofridas em seus propios lares , levando a sim a lei como forma de proteção e segurança,e a cada geração que passa ela vai se tornando mais eficaz.
a lei Maria da penha é sem duvida uma das leis mais importantes já criadas no Brasil e tem a importância de proteger as mulheres de todo o Brasil contra abusos que elas podem vim a sofrer
Qualquer lei que defenda os direitos da sociedade é de grande importância, mais infelizmente acho que estamos longe de dizer que ela soluciona todos os problemas ,mais já é um começo, muitas pessoas acham que ela só protege a mulher, mas esta lei veio para proteger os mais fracos seja ele criança, mulher ou até mesmo o homem da violência doméstica. É claro que as pessoas acham que pelo nome e so para mulher mas não é bem assim a lei e de todos.
A lei maria da penha é umas das mais importantes leis do brasil, pois é ela que defende as mulheres contra a agressões sofrida pelo seus companheiros. E graça a ela esses agressores são punidos como deve ser. Por isso toda mulher que sofrer agressão deve denunciar imediatamente.
Apesar de muito progresso com a Lei Maria da Penha; com relação ao reconhecimento da importância que a mulher tem em todo contexto social e familiar nota-se que ainda há muito por fazer para que a mesma seja vista como um ser humano dotado de capacidade, inteligência e desenvoltura como qualquer homem. A inserção da mulher na sociedade de forma igualitária sem dúvida será a forma de mostrar ao mundo o grande desenvolvimento pelo qual toda a sociedade vem ultrapassando barreiras e preconceitos tão entranhados na nossa cultura que uma vez ultrapassado notar-se-á que o que vale é a singularidade de cada indivíduo e não seu sexo.
Essa é uma das leis mais importantes do país, pois protegem as mulheres que muitas vezes sentem medo de denunciar as agressões realizadas por seus companheiros. A lei está feita, só é necessário que essas mulheres denunciem e não voltem mais a morar com o autor das agressões.
A Lei Maria da Penha é de extrema importância e um grande avanço, já que vivemos em uma sociedade na qual permanecem traços machistas e violentos. Sendo que a lei como um mecanismo de proteção e enfrentamento a atos agressivos, estupros e assassinatos cometidos por ex-maridos, companheiros e namorados, que vem ajudando muitas mulheres. Fortalecendo a autonomia feminina, oferecendo assistência as vítimas e de uma certa forma educando a sociedade. Mas há ainda muito que progredir, como a agilidade no atendimento, rigorosas punições, e, até mesmo por parte das vítimas em denunciar o agressor.
De fato a Lei Maria da Penha é de grande importância social, já que facilitou a forma de denuncia aos agressores e difundiu a importância da denuncia dando a informação as mulheres que sofriam agressões, que sofriam caladas abusos de seus companheiros é por falta de informação ou até mesmo medo não os denunciavam. Com tudo ainda é preciso maior rigor na lei, implantando mais delegacias voltadas a mulher em cidades interioranas e mais ações afirmativas voltadas ao combate ao machismo.
- Nossa sociedade sempre foi machista, sempre considerando a mulher como um "sexo frágil ", por muito tempo as mulheres ficaram submissas a mandos e desmandos de maridos, pais etc... Muitas vezes agredicas fisicamentes e mentalmente , a qualquer lugar , seja nas ruas ou ate mesmo dentro da própria casa .Mas nos dias de hoje com a lei maria da penha, os numeros de violência a mulher diminui e muito, essa lei teve um mecanismos para a proteção das mulheres, e a cada dia que passa mulheres que muito tempo atrás ficavam apenas dentro de casa, vão a ruas exigir que seus direitos devem ser respeitados e que devemos trar elas de igual a igual e não como um "sexo frágil ".
A lei Maria da Penha, beneficiou e continua beneficiando mulheres que antes nao tinham voz, nao conseguiam lutar contra a violencia que sofriam. Muitas acabavam achando natural ou se acostumavam a apanhar, graças a essa lei hoje em dia elas podem ter ajuda e deixar o agressor que um dia pensaram que seria seu protetor, longe delas e atras das grades. Keyla Sohanne Taveira Nogueira Sandim N°19 3°E
Essa lei veio para derrubar mesmo os casos de violência contra a mulher, grande parte desses casos e por terminos de relacionamentos desentendimentos e entre outros assuntos, contudo essa lei é de grande importâcia, preserva a imagem da mulher e deixa essa imagem de sociedademachista de lado, a cada dia ,essa lei vai ficando mais eficaz, e a imagem, integridade, o respeito a mulher vai se preservando. Thailon anderson N°37 3°A
A lei beneficia muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência, as protegendo dos agressores e também de novas agressões, dando mais segurança as vítimas. A lei é essencial na vida das mulheres, para ter o direito de ir e vir com a segurança de que não vai virar estatística de novos casos de agressões ou mortes.
A lei maria da penha tem a importância de varios atentados contra as mulheres , onde os esposos (homens) são proibidos de ficar menos de 200 metros da casas das mulheres (vitimas) .As protegendo,tendo o direito de ir e vir com segurança, apesar dessa lei existir a 8 anos muitas mulheres ainda sofrem violencia domestica por terem medo de denunciar eu agressor, esse fato ainda é um grande problema da nossa sociedade
Acabar com a violência contra as mulheres, além de trazer uma série de medidas para tentar proteger as mulheres que sofrem agrecao . Porém essa lei não entimida uma grande parte dos covarde Agrecores . Gabrielly Caroline silva 3°F n: 34
A importância dessa lei, é que hj tem vários homens presos por cometer esse ato tão violento e desnecessário. Essa foi uma lei muito bem aplicada, por que hoje, em nossa sociedade, as mulheres que forem agredidas tem mais que o direito, quase uma obrigação, de denunciar o animal que foi capaz de agredi-la e assim colocá-lo na cadeia para q não volte a cometer essa atrocidade.
a lei de fato é muito importante,pois anteriormente as mulheres não tinham o privilegio de denunciar aqueles que a mal tratam,com a lei hoje podemos observar que vários homens já foram punidos, entretanto algumas mulheres ainda possuem medo de denunciar,ato que deve ser revisto por elas, afinal a lei foi elaborada para ajuda-las, e a ação da denuncia deve ser feitas por elas. para contribuir com o funcionamento da mesma.
A lei Maria da Penha, torna a mulher, mais uma vez, parte de uma sociedade mais justa, defendendo-as de quais quer violência. A lei também veio para proteger os mais fracos seja ele criança, mulher ou até mesmo o homem da violência doméstica. É claro que as pessoas associam o nome Maria da Pena à mulher mas não é bem assim.
Essa lei e um privilegio para as mulheres que ajudam e encorajam elas a denunciar seus agressores mais muitas ainda sofre por causa de ameaças por parte de seus agressores deveriam dar mais seguranças a elas 3B n 07 maria Elisa
A Lei Maria da Penha beneficia e muito as mulheres. Antes da existência da lei os agressores saim ilesos das violências cometidas, hoje em dia não. A lei faz com que as vitimas tenham mais liberdade de poder fazer a denuncia do seu agressor, sem medo que possa sofrer algo pior.
A Lei Maria da Penha é um assunto muito delicado, as mulheres alem de sofrerem agressoes algumas delas ainda passam por violencias sexuais. Geralmente os agressores fazem isso sem motivos, apenas por prazer, porem, essa lei deve proteger homens tambem, pois existem mulheres que agridem homens.
A Lei beneficia muitas mulheres que antigamente não tinham coragem de denunciar a violência que sofriam e os agressores saiam impunes do que cometiam e agora com a lei são devidamente julgados e as vitimas ganham cada vez mais forças para denunciar e acabar com os seus sofrimentos
Antes de surgir a Lei muitas mulheres não denunciavam a violência que sofriam por medo.Com a criação da Lei Maria da Penha as mulheres se sentem mais seguras para denunciar seus agressores. A lei acabou com as penas pagas com cestas básicas ou multas, e passou a englobar além da violência física e sexual, a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral,dando assim mais segurança para as mulheres. N°33 3°E
Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. Bianca Fagundes Mota n : 46 3ano B
A lei Mº da penha foi criada no intuito de diminuir a violência das mulheres ou domesticas que não tinham antes coragem de denunciar seus agressores. Essa lei nem sempre é seguida em rigor pois ela determina uma certa distancia do agressor da vitima.Mas na maioria das vezes seu companheiro continua a persegui-la,Mas essas mulheres não podem ter medo pois se algo acontecer com elas a justiça já estará consciente."Só não sei se a mesma vai fazer alguma coisa ou vai ser só mais um caso arquivado".
A Lei Maria da Penha é muito importante, porque protegem as mulheres de seus agressores, antes da lei, as mulheres não tinham coragem de denunciar esses marginais que cometem agressões contra ela. Hoje em dia a lei é rigorosa a isso, com essa lei diminui muito as agressões e assim as mulheres ficam mais tranquilas.
Antigamente e hoje em dia muitas mulheres sofrem abusos físicos de seus parceiros, ate já achavam que era comum e normal, mais não é, muitas tem medo de denunciarem. A lei Maria da penha vem beneficiando mulheres de todas as idades, com um apoio psicológico e a certeza que os agressores sofreram séria punição. O que deixa a mulher mais confiante na hora de denunciar. Aluna:Thais B. Dalmati nº49 Tuma:3ºano E
A Lei maria da penha é uma lei de grande importância pois defende as mulheres que sofrem por acidentes domésticos, onde apanham de namorados, ex maridos, muitas das vezes causado por ciumes, cabe a mulher ter corageme ir até a delegácia para ir atrás dos seus direitos.
Atualmente com a violência principalmente contra a mulher crescendo a cada dia e já chegando a números alarmantes no país, a lei Maria da Penha sem dúvidas é de extrema importância e vital para um fim na violência contra a mulher, é a lei na qual protege a mulher contra qualquer violência que seja cometida contra ela. Mas também cade a mulher que denuncie, pois só através da denuncia feita que os autores da violência poderão ser presos e responder por seus atos.
As mulheres há alguns anos atrás, tinham receio de denunciar seus parceiros, quando sofriam algum tipo de violência doméstica. Esse silêncio, muitas vezes era por aceitação da mulher que não achava errado ser violentada, ou então por medo e vergonha de fazer a denuncia. Com a Lei Maria da Penha, que é constitucional, as mulheres conquistaram seus direitos e também receberam o apoio de serviços institucionais. Além disso, o índice de vítimas que procuraram uma delegacia para denunciar aumentou, evitando assim, o risco de sofrer uma nova violência ou então até ser morta, como já aconteceram em inúmeros casos.
A lei em si, é realmente feita para proteger a população. Mas ao contrário de muitas outras, a Lei Maria da Penha, está cumprindo seu papel, protegendo e ajudando a quem precisa. Ela incentiva as mulheres violentadas a denunciar seus agressores logo no primeiro ato, para que não o prolongue, e que seja impedido. Afinal todos temos direitos e precisam ser defendidos.
Por muito tempo as mulheres foram consideradas o sexo frágil. Várias delas eram agredidas verbal e fisicamente. Essas tinham vergonha e, principalmente, medo de denunciar, já que o agressor muitas vezes era impune. Além disso, as agressões eram tão freqüentes, que eram aceitas por elas mesmas. Com a Lei Maria da Penha, vem diminuindo o índice de violência contra essas. Perderam o medo de denunciar os agressores, já que a lei age com rigor. Ela cria mecanismos para diminuir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Também, previne e puni os agressores.
A lei Maria da penha é de extrema importância na sociedade, pois protegem mulheres agredidas de seus agressores, dando coragem e apoio para denunciar esse crime que muitas vezes ficam no silencio por medo. A lei vem diminuindo cada vez mais o índice de casos de violência com as mesma, um avanço importante que não poderia ser alcançado sem punições.
No mundo em que vivemos a lei Maria da penha chegou em boa hora, pois ajudam as mulheres a não ficarem caladas e a denunciarem seus agressores, evitando que eles a intimidem e faça elas ficarem caladas, sofrendo.
A importância da criação desta lei foi o rompimento com o padrão social onde ficava a desejar as punições relativas ao agressor gerando impunidade, vergonha e medo de denunciar, visto que quase nada se fazia para evitar a nova recidiva deste crime.
Em setembro de 2006 a lei 11.340/06 maria da penha finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo. A lei também acaba com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, além da violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral.
Casos de violência contra as mulheres são presentes no dia a dia, essa lei é de extrema importância, promove direitos e uma legislação específica para esses casos.
as mulheres tem que denunciar a violencia contra elas cometidas, a MARIA DA PENHA denunciou bom pode ter demorado para ser solucionado esse caso mais que bom que ela teve coragem para denunciar qndo elas sofria agreçoes pois hoje é por causa dla que temos essa lei que nos garante proteçao contra violencia contra a mulher
a Lei Maria de Penha, vem com a intenção de ajudar as mulheres que sofrem violência, mas mesmo com essa lei algumas mulheres ainda sentem medo de denunciar seus agressores porque mesmo tendo uma lei para protege-las o poder judiciário não resolve esse problema por completo
Com 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Ela tem como objetivo principal proteger a mulher de qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denunciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime. 3°B
A lei Maria da Penha é muito importante pois as mulheres se sentem mais amparadas e não possuem mais tanto medo ou vergonha de denunciar pois sabem que são muitas as que passam pela mesma situação.
A lei se tornou muito importante para as mulheres principalmente para aquelas doméstica e familiar toda a espécie de agressão e com isso elas perderam o medo ou vergonha de tomar atitude de denunciar os crimes que acontecem em sua vida no dia a dia.
Após 8 anos...uma boa base para a mulher se sentir segura? Antigamente, no início haviam muitas mulheres que apanhavam sem poder fazer nada, tinha medo de falar para alguém para ser amparada e protegida de certa forma. Após 8 anos, claro que ainda existem algumas mulheres assim, que não denunciam e se manifestam por medo, angústia ou até mesmo vergonha. Mas melhorou muito, acho que deu uma segurança para tais mulheres, algo a que recorrer caso aconteça uma agressão a ela, uma proteção.
mulheres são vitimas de violência desde agressões verbais a físicas e hoje em dia ainda ah inúmeros casos de agressores contra mulher sem falar nos casos que não são relatados por medo de que o agressor possa prejudicá-las ainda mais. devido a isso é preciso que aja mais rigor com as leis de agressão cotra mulher.
Com 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Protegendo a mulher de qualquer tipo de agressão, física ou verbal. E esses caras que se acham"machões", que batem nas mulheres devem ser denunciados e punidos.
A inserção da mulher na sociedade de forma igualitária sem dúvida será a forma de mostrar ao mundo o grande desenvolvimento pelo qual toda a sociedade vem ultrapassando barreiras e preconceitos tão entranhados na nossa cultura que uma vez ultrapassado notar-se-á que o que vale é a singularidade de cada indivíduo e não seu sexo. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denunciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime.
Por muitos anos as mulheres sempre foram consideradas do “sexo frágil”, e por muito tempo ficaram sobre o controle de mandos e desmandos de seus maridos, pais e etc. E na maioria das vezes são agredidas e violentadas dentro das suas próprias casas. Os abusos físicos que podem deixam marcas pra toda vida e as mentais que machucam mais do que as físicas e essas agressões ocorrem constantemente em muitos lares brasileiros, e como muitas mulheres têm medo de denunciar seus agressores, eles acabam ficando impunes. Com a Lei Maria da Penha, esse quadro está começando a mudar e as mulheres tomando coragem e indo denunciar e correndo atrás dos seus direitos para que eles sejam respeitados. Com os anos a Lei foi progredindo e sendo mais conhecida pelas mulheres, que agora conseguem entender que elas não estão mais sozinhas e que têm ajuda e proteção de pessoas que passaram pela mesma situação. A Lei Maria da Penha a cada dia fica mais rigorosa com a punição de seus agressores.
A importância da criação desta lei foia ruptura com o padrão social onde as punições aos agressores deixava a desejar, gerando impunidade, vergonha e medo de denunciar, e hoje esta lei garante proteção e segurança a essas mulheres, encorajando-as a denunciar, dando todo amparo necessário.
A importância da lei maria da penha para as mulheres foi muito satisfatória , pois nessa lei as mulheres podem realmente se sentirem seguras para denunciar os agressores delas, e cabe à justiça lutar mais e mais para haver melhoria nesta lei. Hiury Santos n: 17 3 B
Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 diz: Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e é fundamental para a proteção da integridade física e psicológica da Mulher, A lei estipula um numero x de metros que o agressor pode ficar da vitima caso ao contrario sera preso, no entanto muitas mulheres por 'Amor' retiram a queixa e continuam vivendo co seus maridos e muitas vezes as agressões continuam, A lei protege mais a mulher decidir se quer ou não ser protegida.
Essa lei salvou até hoje milhares de mulheres de serem espancadas ou até mesmo mortas pelo agressor, com essa lei as mulheres se sentem mais seguras para viver, sem medo de sofrer outra agressão sendo ela física ou psicológica.
a Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica. As taxas de homicídio entre mulheres por violência doméstica permaneceram estáveis antes e depois da vigência da lei.Sendo assim, a violência entre parceiros não pode ser considerada algo corriqueiro ou que não diga respeito ao poder público.
A lei Maria da Penha foi durante esses oito anos de grande importância pois tirou muitas mulheres de um estado de sofrimento, de angustia, ela possibilitou que mulheres não ficassem mais sendo maltratadas, só porque o marido que sustenta a casa, tendo força de sair desta situação e serem independentes e livres de maus tratos.
Matheus Santos N°19 3°F E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
Essa lei foi e é muito importante para as mulheres. Pois através dela muitas mulheres sairão daquele cativeiro de violência onde viviam dentro de casa. E hoje podem viver uma vida sem medo dos seus companheiros, mas ainda assim falta atitude em algumas para denunciar .
A lei Maria da Penha apesar de sua grande fama, chegou sim para mudar a vida das mulheres no Brasil e vem conseguindo isso em muitos casos. Mulheres que não tinham a quem ou o que recorrer ao sofrer diversos tipos de violência agora podem recorrer com seu direito conquistado. Porém, uma grande porcentagem de mulheres brasileiras não recorrem a justiça ao sofrer alguma violência.
A lei Maria da Penha apesar de sua grande fama, chegou sim para mudar a vida das mulheres no Brasil e vem conseguindo isso em muitos casos. Mulheres que não tinham a quem ou o que recorrer ao sofrer diversos tipos de violencia agora podem recorrer com seu direito conquistado. Porém uma grande porcentagem de mulheres brasileiras nao recorrem a justiça ao sofrer alguma violência.
A lei Maria da Penha foi uma das melhores coisas que o presidente Lula criou, a lei veio para defender aquelas mulheres indefesas que são agredidas e sofrem violencia domestica, muitas mulheres demoraram a perceber que poderiam ter direitos e ser alguem livre..com o passar dos anos elas muitas foram denunciando seus companheiros agressores...até chegarem a ser o que são hoje, de pouco a pouco foram conseguindo seus direitos,conquistando o mercado de trabalho etc.Mas infelizmente a sociedade ainda vive num mundo em que o machismo prevalece e que o homem é mais importante que a mulher.
A lei maria da penha agora é base para a lei do feminícidio. O estado notou que as mulheres morrem e estão se preocupando. Mas é pouco ainda. O estado mata as mulheres pobres e periféricas todos os dias. A maria da penha fez o que já deveria ser feito, parar de silenciar as mulheres oprimidas pelo machismo. Vinícius Febraro de Oliveira - 3º E
A Lei Maria da Penha não trata de toda a violência contra a mulher, mas somente daquela baseada no gênero doméstico e/ou familiar. Tal delimitação decorre da redação contida no dispositivo antes mencionado, o qual estabelece que, “para os efeitos desta Lei [Lei Maria da Penha], configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero”.
ResponderExcluirA violência de gênero envolve uma determinação social dos papéis masculino e feminino. Toda sociedade pode (e talvez até deva) atribuir diferentes papéis ao homem e à mulher. Até aí tudo bem. O problema? O problema é quando a tais papéis são atribuídos pesos com importâncias diferenciadas. No caso da nossa sociedade, os papéis masculinos são supervalorizados em detrimento dos femininos.
Com o tempo essa lei veio crescendo muito, já não é mais como antigamente quando as mulheres apanhavam e deixavam como se nada tivesse acontecido. Com essa lei as mulheres tomaram frente e se encorajaram em denunciar os agressores e muitos já foram presos e a justiça foi feita por elas ainda mais com a denuncia anonima.
ResponderExcluirO começo sempre é um pouco difícil, pois as mulheres tinham mais medos de denunciar os abusos físicos que sofriam de seus maridos ou praticada por outros homens por algum outro "motivo". Enfim, após 8 anos de existência e exerção dessa lei, as mulheres conseguiram obter maior confiança do cumprimento do que ela abrange. Não foi apenas com o tempo que isso foi possível não, mais sim depois de muito auxílio e perseverança quando os delegados/advogados/pessoas comuns, mais que viam a situação e não concordavam, falavam as vítimas para que não tivessem medo, pois a justiça iria agir de forma que ela não sofresse mais violência ainda. Hoje em dia a lei é bastante usada pelas mulheres que sofrem violência, porém ainda precisa de alguns aperfeiçoamentos.
ResponderExcluirkathiane costa n°42 3°f
ResponderExcluirEla visa tão somente mostrar a tentativa de se melhorar nossa legislação através de uma lei que sinboliza todo clamor de uma sociedade encharcada de vergonha pelos maus tratos que diante de todos são explicitados diariamente.
E.E. José Maria H. Rodrigues
ResponderExcluirAluna: Luana Ribeiro n:18 3;A
Com 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Ela tem como objetivo principal proteger a mulher de qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denuciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO presente trabalho visa esclarecer a importância da Lei Maria da Penha dentro do contexto social, mostrando seu real papel e o que ela representa dentro de uma sociedade ainda masculinizada que sempre se indignou com a violência contra a mulher, mas que no íntimo, até bem pouco tempo atrás, era vista como algo, de certo modo, aceitável, rotineiro, “normal”. Com a nova legislação a sociedade enfim tomou uma postura realmente digna dos padrões atuais onde mostra que a mulher não é mais uma coisa e sim um ser humano como o homem digna de respeito, não só pela sua fragilidade física, mas também pela sua capacidade intelectual.
ResponderExcluirViviane rocha 3°f
A lei maria da penha é umas das mais importantes leis do brasil, pois é ela que defende as mulheres contra a agressões sofrida pelo seus companheiros. E graça a ela esses agressores são punidos como deve ser. Por isso toda mulher que sofrer agressão deve denunciar imediatamente.
ResponderExcluirthalissia kelen 3°C N°32
A lei maria da penha tem o intuito de diminuir a grande violência que as mulheres sofrem no brasil, diminuir as agressões sofridas por seus companheiros. Essa lei foi criada para dar um alivio as mulheres, para poder dar uma vida melhor do que estar sofrendo agressões diariamente por seus companheiros, não podemos tratar as acreções sofridas como normal e aceitável, tem que tomar uma decisão e usar o poder que a mulher tem da lei maria da penha.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuitas mulheres não denunciam a violência que sofrem e, sem denúncia não há crime. Desde que foi criada, a Lei Maria da Penha fez com que a violência contra a mulher deixasse de ser tratada com um crime de menor potencial ofensivo. A lei acabou com as penas pagas com cestas básicas ou multas, e passou a englobar além da violência física e sexual, a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral. Mas, apesar da Lei Maria da Penha ter sido criada para aumentar o rigor das punições aos que cometem agressões contra a mulher em âmbito doméstico ou familiar, o efeito causado durante os seus 7 anos de existência parece ser questionável.
ResponderExcluira Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica. As taxas de homicídio entre mulheres por violência doméstica permaneceram estáveis antes e depois da vigência da lei.Sendo assim, a violência entre parceiros não pode ser considerada algo corriqueiro ou que não diga respeito ao poder público, pois a redução de relações conflituosas e violentas deve envolver ações intersetoriais que estejam afinadas com a redução das desigualdades sociais.
Nadine Cristaldo 3ºE - Vespertino
E.E. José Maria Hugo Rodrigues
ResponderExcluirFernando Rodrigues Cordeiro 3°E Vespertino
Por questões de cultura, as delegacias e o poder judiciário , até o século XX, era composta ,na maioria por seres humanos do sexo masculino, e isso de alguma forma contribuía para que as mulheres tivessem medo de denunciar e até mesmo as que denunciavam, por vezes , o policial ,delegado ou Juiz era machista,consequentemente, arquivava o processo com a idéia de que as mulheres nasceram para servir os homens, ou seja, se esse espancá-las, está no seu direito.
Com o advento da lei Maria da Penha e com a ascensão da mulher ao mercado de trabalho, elas passaram a ter delegacias especializadas no atendimento desses casos e também mulheres atendendo essas ocorrências, isso fez com que não somente essas mulheres tivessem melhor qualidade de vida como também os filhos.
As mulheres por serem consideradas de “sexo frágil”, por muito tempo ficaram submissa aos mandos e desmandos de seus maridos, pais, etc.. Em razão
ResponderExcluirdisso, por muitas vezes são agredidas e violentadas até dentro das próprias casas. São abusos físicos e mentais que ocorrem constantemente em muitos lares brasileiros, e que por muito tempo ficaram impunes. Porém, com o advento da Lei Maria da Penha, esse quadro está começando a mudar e as mulheres estão indo as ruas exigir que os seus direitos sejam respeitados. Essa Lei funciona como um importante e efetivo mecanismo de proteção às mulheres, na medida em que confere maior rigidez e efetividade na punição dos agressores.
E.E José Maria
Danielly Gouveia n° 06 3 ano F
A lei Maria da Penha é de extrema importancia no Brasil ,pois os casos de violencia e agressão contra as mulheres são presentes no dia dia de muitas mulheres.Graças a essa lei os casos de violência vem sendo menos frequentes e é por isso que essa lei deve permanecer na ativa e ate ser aperfeiçoada.As mulheres precisam de igualdade e qualidade de vida,como também seus filhos ,nao da para em pleno seculo 21 esse primitivo fato continuar.
ResponderExcluirEssa lei é de extrema importância para nós mulheres que garantimos a justiça de crimes como espancamentos,assassinatos,não ficaram impunes ,com essa lei as mulheres ganharam uma maior liberdade e voz para denunciar essas injustiças que em nossa população se apresenta em grande número,para haver uma melhora nesses tristes casos de machismo que muitas vezes se apresenta de maneira implícita em muitos lares,ela ajuda também na segurança de nossos lares e maior amor,harmonia e compreensão entre os casais em suas famílias,e uma maior valorização das mulheres que antes eram apenas vistas como mercadorias e fazendo com que espaço delas seja preservado com respeito e dignidade.
ResponderExcluirA lei Maria da penha é ótima em alguns termos pois protege as mulheres , mais deveria ser mais divulgada. E deveria ter varias unidades de proteção , todas as delegacias deveriam poder contar queixas , logo no primeiro depoimento ja deveria passar pelo juiz para a proteção acontecer . Pois o que mais vemos nos noticiários é que as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia . Patricia da Silva . N°: 34 José Maria
ResponderExcluirA importância da Lei Maria da Penha reside em boa parte na necessidade de expor um problema de violência que antes era considerado íntimo do casal. Socialmente o machismo de nossa sociedade impõe que o homem seja mais importante que a mulher, promover direitos e uma legislação específica para casos de violência contra a mulher significa promover igualdade de gênero dentro das esferas de poder institucionais 3°A N°31
ResponderExcluirA lei Maria da Penha foi uma das melhores coisas que o presidente Lula criou, a lei veio para defender aquelas mulheres indefesas que são agredidas e sofrem violencia domestica, muitas mulheres demoraram a perceber que poderiam ter direitos e ser alguem livre..com o passar dos anos elas muitas foram denunciando seus companheiros agressores...até chegarem a ser o que são hoje, de pouco a pouco foram conseguindo seus direitos,conquistando o mercado de trabalho etc.Mas infelizmente a sociedade ainda vive num mundo em que o machismo prevalece e que o homem é mais importante que a mulher.
ResponderExcluirLuiz Henrique Silvestre Silva - N° 40 - 3°C - Matutino.
Com 8 anos de vigência,A Lei Maria da Penha é importante porque as mulheres são a grande maioria entre as vítimas de violência doméstica e por isso é preciso que exista uma lei específica.Logo foi criada essa lei que ajudou muito as mulheres que antigamente sofriam de maus tratos e tinham um certo receio de denuncia-los seus agressores e hoje a justiça é feita e eles são punidos. valéria pleutim 3°A n°34
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Lei Maria da Penha tem grande importância uma vez que mulheres morrem, são mutiladas, agredidas diariamente e ameaçadas por seus maridos. Isso existe, embora muitas vezes longe de nossos olhos. Muitas vezes a mulher que sofre dentro de casa, não tem quem a defenda, não tem força para reagir, enfim, não tem quem a salve e essa lei da suporte e amparo a essa mulher.
ResponderExcluirApós oito anos de vigência no Brasil a lei Maria da Penha, acredito eu que já livrou muitos mulheres de seus agressores, uma vez que já foi registrados muitos avanços, não deixando de rassaltar que ainda existe muita coisa a ser melhorada. Infelizmente muitas mulheres ainda morrem sim por violência de seu parceiro, e isto ainda é realidade por medo de muitas mulheres. A lei é importante sim, não da para imaginar hoje o Brasil sem ela.
ResponderExcluir-Giovanna Bezerra dos Santos Nº 10 3ºA
A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei número 11,340, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições aos homens que agridem física ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.
ResponderExcluirDecretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa
Em minha opniao essa rei deveria ser mais rigida pois ainda exite muita violencia contra a mulher temos q ser mais rigido com isso
Infelizmente muitas mulheres ainda morrem sim por violência de seu parceiro, e isto ainda é realidade por medo de muitas mulheres, Pois o que mais vemos nos noticiários é que as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia. A Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica.
ResponderExcluirEm 7 de agosto de 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionava a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano.
ResponderExcluirIsso foi um grande avanço para as mulheres, com a sociedade. Graças a ela (lei) muitas mulheres vem sendo protegidas e salvas de seus "monstros". Claro que quando há denúncias, pois ainda existem muitos casos que são incobertos por medo ou pura e simplesmente falta de condições de se manter sozinha.
No dia 7 de agosto de um "glorioso" ano o presidente sancionava a Lei que viria para salvar a sociedade feminina. Graças Lei Maria da Penha que entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, várias mulheres conseguiram ser libertas e salvas de seus maridos que as agrediam constantemente. A Lei é eficaz, porém, para ela funcionar antes precisamos da denúncias, pois ninguem pode advinhar que uma mulher está sofrendo abusos de todos os tipos em casa, mas, infelizmente , ainda há casos de mulheres que preferem apanhar ao invés de denunciar, por medo, insegurança ou falta de condições de ter uma vida sozinha.
ResponderExcluirAcho que quando esse tipo de preocupação for menos relevante muitas outras mulheres poderão continuar sendo salvas.
É extremamente importante a lei Maria da penha,Pois Ajuda as mulheres a se proteger se seus agressores,a acima de tudo a proteger suas vidas,pois com a lei em vigor a mulher pode se manifestar a qualquer hora assim se defendendo de ataques que poderiam levar-as a morte.Esta lei é totalmente importante para a sociedade feminina brasileira, Pois da a mulher e mãe o direito de liberdade,segurança,dignidade e principalmente o direito de abrir sua Boca para acabar com a violência domestica e Sexual.
ResponderExcluirA Lei Maria da Penha reside em boa parte na necessidade de expor um problema de violência que antes era considerado íntimo do casal. as mulheres fazem as queixas e só depois que morrem ou sofrem outro tipo de violência que o homem e casado e sera tomado as providencias , a maioria das vezes demora tanto que acontece uma tragedia .
ResponderExcluirÉ muito importante pois temos no brasil varios caso desse tipo como: o marido chega bebado em casa e se acha o machao, e parti para cima da mulher.
ResponderExcluirAntigamente a mulher era vista como dona de casa, agora ela conseguiu o seu direito e os homens acham que sao melhor do que elas. a Lei e uma forma de proteger a mulher que tem medo de enunciar o seu marido ou namorado, protege a sua vida e com isso varias mulheres conseguiram se liberta dos seus maridos.
Matheus Nazare nº48 3ºE
Depois da criação da Lei Maria da Penha, os índices de violência contra a mulher no Brasil diminuiu grandemente. Os homens criaram um certo de medo de ''atacar'' as mulheres e agredí-las, pois a lei as acolhe e lhes dá a segurança necessária para não mais viver diante do marxismo que o país viveu durante muito tempo. Hoje, uma mulher agredida que denuncia, faz com que o agressor vá para a prisão e sofra a pena que merece. Denunciar é um ato muito importante e que deve ser feito com cautela no ato da agressão para que seja tomado os cuidados necessários e a pena pela justiça, pois o bem das mulheres é o que há de mais importante nesta lei.
ResponderExcluirAluna: Camila da Silva Ribeiro n°: 06 3°E
A Lei Maria da Penha tem sido o "porto seguro" de mulheres que sofrem agressões de diversos tipos, dentro de casa ou na rua. Essa Lei oferece as mulheres que já sofreram agressões, ações que deixam-as mais seguras, e evita que sofram novos tipos de agressões do parceiro ou de outros homens.
ResponderExcluirPatrícia Fernandes , 3°E n°29
ResponderExcluirAntes da criação da lei Maria da Penha , as mulheres sofriam com as agressões , e não eram protegidas por ninguém . Aquela velha ideia de que "se apanhou é por que mereceu" .
Com a criação dessa lei protegeu as mulheres , não acabando com as agressões mas , diminuindo bastante .
Melhorando a vida de muitas mulheres .
A Lei Maria da Penha age como marco para a sociedade contemporânea, que em grande parte, ainda não sabe lidar com a ascensão feminina. Em diversas localidades, o homem vê o sexo oposto apenas como objeto, que pode servir como fruto de uma criação familiar, para demonstrar a sociedade que os cerca o quão másculo este é.
ResponderExcluirMesmo após oito anos, a violência física/verbal doméstica ainda prevalece, por conta de um sentimento frequente na maioria das mulheres: o medo. Não existem desvantagens para esta lei, somente brechas que podem ser facilmente burladas.
Encontra-se em mulheres como Maria da Penha - que fizera jus ao nome da lei -, uma esperança para o progresso. Já dissera Clarice Lispector há alguns anos atrás: "Porque há o direito ao grito. Então eu grito.". Usar tal citação como mantra é o que se precisa para que as punições sejam completas, e não mascaradas por ameaças, que nem existir deveriam.
Este fora um dos feitos mais completos do Governo Federal, garantir a mulher que esta possa manifestar-se por alguma agressão sofrida. Não se trata de machismo, justamente por não haver algo parecido para o homem. Apenas enaltece o poder que a mulher garante.
Isabela Marques, número 11, 3°E.
A importância da lei maria da penha no Brasil é um assunto que vem sendo muito repercutida diante dos vários atentados contra as mulheres todos dias , a lei tem a importância de diminuir esses mesmos , onde os esposos (homens) são proibidos de ficar menos de 200 metros da casas das mulheres (vitimas) .Com esses 8 anos de lei ainda acontecem muitos atentados a elas porém diminuiu muito .
ResponderExcluirAluno: Vinicius Ribeiro de Souza N°31
A lei alterou o Código Penal, como a introdução do parágrafo 9º, do Art. 129, possibilitando que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas. A legislação aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos; a lei prevê, ainda, medidas que vão desde a remoção do agressor do domicílio à proibição de sua aproximação da mulher agredida.
ResponderExcluirMuitas mulheres não tem coragem de denunciar pois são constantemente ameaçadas pelos seus parceiros e a justiça por muitas vezes é falha. Mas aos poucos vão sendo inventamos modos de prevenir isto e assim dando segurança para as mulheres denunciares, como a justiça do Espírito Santo criou um aparelho chamado ‘Botão do Pânico’ que possui GPS e também gravação de áudio. É uma caixinha preta que se traz junto ao corpo ou dentro da bolsa.
Nome: Isabela Jacques 3°F N°53
uma lei muito importante que traz beneficio a varias mulheres que sofrem agressão dentro ou fora de casa.
ResponderExcluirArt. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Após 8 anos de existência da lei, as mulheres hoje conseguem denunciar sem ter medo de quem a agrediu seja fisicamente ou verbalmente, antes elas tinham medo de fazer denúncias e não terem resposta para a solução do problema, agora já conseguem ter mais auto confiança e acreditar mais na execução da lei. Com a lei, a sociedade conseguiu aceitar que a mulher também é um ser humano e tem seus direitos e que podem ser dignas de respeito assim como os homens.
ResponderExcluirA Lei Maria Da Penha, e importantíssima na vida da mulher, pois é através dela que milhares de mulheres denunciam seus companheiros por agreçãos, físicas e verbais. A uns 8 anos atrás a mulher sofria calada, já com o fundamento da lei pode-se notar o avanço em nosso pais, diminuindo cada vez mais a falta de respeito pelo ser humano
ResponderExcluirA violência doméstica e familiar é um crime bem específico. Ainda hoje é um crime acobertado, pois a instituição familiar deve ser preservada. As mulheres tem receio de denunciar e as pessoas que sabem do caso não querem se envolver. O silêncio permeia a violência contra a mulher, seja pela vergonha ou pelo machismo. Nenhuma mulher gosta de apanhar, mas a violência e as relações humanas produzem mecanismos físicos e psicológicos que a aprisionam naquela situação, e a lei é importante pois cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
ResponderExcluirA lei maria da penha é muito importante para proteger não só mulheres mas também homens. Após esses 8 anos temos mais liberdade de voz e confiança em denunciar,essas injustiça de agressões, seja física ou verbal sem divulgar o agredido e o agressor . Essa lei contribuiu muito para a segurança em uma sociedade machista, pois a maioria das vitimas são mulheres.
ResponderExcluirAlem de uma forma de denuncia , a lei maria da penha possibilitou a mulher de dar voz as violências sofridas em seus propios lares , levando a sim a lei como forma de proteção e segurança,e a cada geração que passa ela vai se tornando mais eficaz.
ResponderExcluira lei Maria da penha é sem duvida uma das leis mais importantes já criadas no Brasil e tem a importância de proteger as mulheres de todo o Brasil contra abusos que elas podem vim a sofrer
ResponderExcluirQualquer lei que defenda os direitos da sociedade é de grande
ResponderExcluirimportância, mais infelizmente acho que estamos longe de dizer que ela soluciona todos os problemas ,mais já é um começo, muitas pessoas acham que ela só protege a mulher, mas esta lei veio para proteger os mais fracos seja ele criança, mulher ou até mesmo o homem da violência doméstica. É claro que as pessoas acham que pelo nome e so para mulher mas não é bem assim a lei e de todos.
Henrique C. Chimenes N 10 3 Ano E
ExcluirE. E. Jose Maria Hugo Rodrigues
A lei maria da penha é umas das mais importantes leis do brasil, pois é ela que defende as mulheres contra a agressões sofrida pelo seus companheiros. E graça a ela esses agressores são punidos como deve ser. Por isso toda mulher que sofrer agressão deve denunciar imediatamente.
ResponderExcluirApesar de muito progresso com a Lei Maria da Penha; com relação ao reconhecimento da importância que a mulher tem em todo contexto social e familiar nota-se que ainda há muito por fazer para que a mesma seja vista como um ser humano dotado de capacidade, inteligência e desenvoltura como qualquer homem. A inserção da mulher na sociedade de forma igualitária sem dúvida será a forma de mostrar ao mundo o grande desenvolvimento pelo qual toda a sociedade vem ultrapassando barreiras e preconceitos tão entranhados na nossa cultura que uma vez ultrapassado notar-se-á que o que vale é a singularidade de cada indivíduo e não seu sexo.
ResponderExcluirEssa é uma das leis mais importantes do país, pois protegem as mulheres que muitas vezes sentem medo de denunciar as agressões realizadas por seus companheiros. A lei está feita, só é necessário que essas mulheres denunciem e não voltem mais a morar com o autor das agressões.
ResponderExcluirA Lei Maria da Penha é de extrema importância e um grande avanço, já que vivemos em uma sociedade na qual permanecem traços machistas e violentos. Sendo que a lei como um mecanismo de proteção e enfrentamento a atos agressivos, estupros e assassinatos cometidos por ex-maridos, companheiros e namorados, que vem ajudando muitas mulheres. Fortalecendo a autonomia feminina, oferecendo assistência as vítimas e de uma certa forma educando a sociedade. Mas há ainda muito que progredir, como a agilidade no atendimento, rigorosas punições, e, até mesmo por parte das vítimas em denunciar o agressor.
ResponderExcluirPaola Hokama n°:28 - 3°ano E
De fato a Lei Maria da Penha é de grande importância social, já que facilitou a forma de denuncia aos agressores e difundiu a importância da denuncia dando a informação as mulheres que sofriam agressões, que sofriam caladas abusos de seus companheiros é por falta de informação ou até mesmo medo não os denunciavam. Com tudo ainda é preciso maior rigor na lei, implantando mais delegacias voltadas a mulher em cidades interioranas e mais ações afirmativas voltadas ao combate ao machismo.
ResponderExcluir- Nossa sociedade sempre foi machista, sempre considerando a mulher como um "sexo frágil ", por muito tempo as mulheres ficaram submissas a mandos e desmandos de maridos, pais etc... Muitas vezes agredicas fisicamentes e mentalmente , a qualquer lugar , seja nas ruas ou ate mesmo dentro da própria casa .Mas nos dias de hoje com a lei maria da penha, os numeros de violência a mulher diminui e muito, essa lei teve um mecanismos para a proteção das mulheres, e a cada dia que passa mulheres que muito tempo atrás ficavam apenas dentro de casa, vão a ruas exigir que seus direitos devem ser respeitados e que devemos trar elas de igual a igual e não como um "sexo frágil ".
ResponderExcluirA lei Maria da Penha, beneficiou e continua beneficiando mulheres que antes nao tinham voz, nao conseguiam lutar contra a violencia que sofriam. Muitas
ResponderExcluiracabavam achando natural ou se acostumavam a apanhar, graças a essa lei hoje em dia elas podem ter ajuda e deixar o agressor que um dia pensaram que seria seu protetor, longe delas e atras das grades.
Keyla Sohanne Taveira Nogueira Sandim N°19 3°E
Essa lei veio para derrubar mesmo os casos de violência contra a mulher, grande parte desses casos e por terminos de relacionamentos desentendimentos e entre outros assuntos, contudo essa lei é de grande importâcia, preserva a imagem da mulher e deixa essa imagem de sociedademachista de lado, a cada dia ,essa lei vai ficando mais eficaz, e a imagem, integridade, o respeito a mulher vai se preservando.
ResponderExcluirThailon anderson N°37 3°A
A lei beneficia muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência, as protegendo dos agressores e também de novas agressões, dando mais segurança as vítimas. A lei é essencial na vida das mulheres, para ter o direito de ir e vir com a segurança de que não vai virar estatística de novos casos de agressões ou mortes.
ResponderExcluirA lei maria da penha tem a importância de varios atentados contra as mulheres , onde os esposos (homens) são proibidos de ficar menos de 200 metros da casas das mulheres (vitimas) .As protegendo,tendo o direito de ir e vir com segurança, apesar dessa lei existir a 8 anos muitas mulheres ainda sofrem violencia domestica por terem medo de denunciar eu agressor, esse fato ainda é um grande problema da nossa sociedade
ResponderExcluirAcabar com a violência contra as mulheres, além de trazer uma série de medidas para tentar proteger as mulheres que sofrem agrecao . Porém essa lei não entimida uma grande parte dos covarde Agrecores . Gabrielly Caroline silva 3°F n: 34
ResponderExcluirA importância dessa lei, é que hj tem vários homens presos por cometer esse ato tão violento e desnecessário. Essa foi uma lei muito bem aplicada, por que hoje, em nossa sociedade, as mulheres que forem agredidas tem mais que o direito, quase uma obrigação, de denunciar o animal que foi capaz de agredi-la e assim colocá-lo na cadeia para q não volte a cometer essa atrocidade.
ResponderExcluirDonawan Gabriel Nº10 3ºC
a lei de fato é muito importante,pois anteriormente as mulheres não tinham o privilegio de denunciar aqueles que a mal tratam,com a lei hoje podemos observar que vários homens já foram punidos, entretanto algumas mulheres ainda possuem medo de denunciar,ato que deve ser revisto por elas, afinal a lei foi elaborada para ajuda-las, e a ação da denuncia deve ser feitas por elas. para contribuir com o funcionamento da mesma.
ResponderExcluirn°26 3°C
A lei Maria da Penha, torna a mulher, mais uma vez, parte de uma sociedade mais justa, defendendo-as de quais quer violência. A lei também veio para proteger os mais fracos seja ele criança, mulher ou até mesmo o homem da violência doméstica. É claro que as pessoas associam o nome Maria da Pena à mulher mas não é bem assim.
ResponderExcluirEssa lei e um privilegio para as mulheres que ajudam e encorajam elas a denunciar seus agressores mais muitas ainda sofre por causa de ameaças por parte de seus agressores deveriam dar mais seguranças a elas 3B n 07 maria Elisa
ResponderExcluirA Lei Maria da Penha beneficia e muito as mulheres. Antes da existência da lei os agressores saim ilesos das violências cometidas, hoje em dia não. A lei faz com que as vitimas tenham mais liberdade de poder fazer a denuncia do seu agressor, sem medo que possa sofrer algo pior.
ResponderExcluirA Lei Maria da Penha é um assunto muito delicado, as mulheres alem de sofrerem agressoes algumas delas ainda passam por violencias sexuais. Geralmente os agressores fazem isso sem motivos, apenas por prazer, porem, essa lei deve proteger homens tambem, pois existem mulheres que agridem homens.
ResponderExcluirA Lei beneficia muitas mulheres que antigamente não tinham coragem de denunciar a violência que sofriam e os agressores saiam impunes do que cometiam e agora com a lei são devidamente julgados e as vitimas ganham cada vez mais forças para denunciar e acabar com os seus sofrimentos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntes de surgir a Lei muitas mulheres não denunciavam a violência que sofriam por medo.Com a criação da Lei Maria da Penha as mulheres se sentem mais seguras para denunciar seus agressores. A lei acabou com as penas pagas com cestas básicas ou multas, e passou a englobar além da violência física e sexual, a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral,dando assim mais segurança para as mulheres.
ResponderExcluirN°33 3°E
Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
ResponderExcluirBianca Fagundes Mota n : 46 3ano B
A lei Mº da penha foi criada no intuito de diminuir a violência das mulheres ou domesticas que não tinham antes coragem de denunciar seus agressores.
ResponderExcluirEssa lei nem sempre é seguida em rigor pois ela determina uma certa distancia do agressor da vitima.Mas na maioria das vezes seu companheiro continua a persegui-la,Mas essas mulheres não podem ter medo pois se algo acontecer com elas a justiça já estará consciente."Só não sei se a mesma vai fazer alguma coisa ou vai ser só mais um caso arquivado".
nº24 3ºA
A Lei Maria da Penha é muito importante, porque protegem as mulheres de seus agressores, antes da lei, as mulheres não tinham coragem de denunciar esses marginais que cometem agressões contra ela. Hoje em dia a lei é rigorosa a isso, com essa lei diminui muito as agressões e assim as mulheres ficam mais tranquilas.
ResponderExcluir3 ano E Aluno: Pedro Henrique N * 30
Antigamente e hoje em dia muitas mulheres sofrem abusos físicos de seus parceiros, ate já achavam que era comum e normal, mais não é, muitas tem medo de denunciarem. A lei Maria da penha vem beneficiando mulheres de todas as idades, com um apoio psicológico e a certeza que os agressores sofreram séria punição. O que deixa a mulher mais confiante na hora de denunciar.
ResponderExcluirAluna:Thais B. Dalmati nº49 Tuma:3ºano E
A Lei maria da penha é uma lei de grande importância pois defende as mulheres que sofrem por acidentes domésticos, onde apanham de namorados, ex maridos, muitas das vezes causado por ciumes, cabe a mulher ter corageme ir até a delegácia para ir atrás dos seus direitos.
ResponderExcluirKarla Patricia N :16 3 ano E
Atualmente com a violência principalmente contra a mulher crescendo a cada dia e já chegando a números alarmantes no país, a lei Maria da Penha sem dúvidas é de extrema importância e vital para um fim na violência contra a mulher, é a lei na qual protege a mulher contra qualquer violência que seja cometida contra ela. Mas também cade a mulher que denuncie, pois só através da denuncia feita que os autores da violência poderão ser presos e responder por seus atos.
ResponderExcluirDionatan A. Rodrigues Nº09 3ºC
As mulheres há alguns anos atrás, tinham receio de denunciar seus parceiros, quando sofriam algum tipo de violência doméstica. Esse silêncio, muitas vezes era por aceitação da mulher que não achava errado ser violentada, ou então por medo e vergonha de fazer a denuncia.
ResponderExcluirCom a Lei Maria da Penha, que é constitucional, as mulheres conquistaram seus direitos e também receberam o apoio de serviços institucionais. Além disso, o índice de vítimas que procuraram uma delegacia para denunciar aumentou, evitando assim, o risco de sofrer uma nova violência ou então até ser morta, como já aconteceram em inúmeros casos.
A lei em si, é realmente feita para proteger a população. Mas ao contrário de muitas outras, a Lei Maria da Penha, está cumprindo seu papel, protegendo e ajudando a quem precisa. Ela incentiva as mulheres violentadas a denunciar seus agressores logo no primeiro ato, para que não o prolongue, e que seja impedido. Afinal todos temos direitos e precisam ser defendidos.
ResponderExcluirPor muito tempo as mulheres foram consideradas o sexo frágil. Várias delas eram agredidas verbal e fisicamente. Essas tinham vergonha e, principalmente, medo de denunciar, já que o agressor muitas vezes era impune. Além disso, as agressões eram tão freqüentes, que eram aceitas por elas mesmas.
ResponderExcluirCom a Lei Maria da Penha, vem diminuindo o índice de violência contra essas. Perderam o medo de denunciar os agressores, já que a lei age com rigor. Ela cria mecanismos para diminuir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Também, previne e puni os agressores.
A lei Maria da penha é de extrema importância na sociedade, pois protegem mulheres agredidas de seus agressores, dando coragem e apoio para denunciar esse crime que muitas vezes ficam no silencio por medo. A lei vem diminuindo cada vez mais o índice de casos de violência com as mesma, um avanço importante que não poderia ser alcançado sem punições.
ResponderExcluirNo mundo em que vivemos a lei Maria da penha chegou em boa hora, pois ajudam as mulheres a não ficarem caladas e a denunciarem seus agressores, evitando que eles a intimidem e faça elas ficarem caladas, sofrendo.
ResponderExcluirA importância da criação desta lei foi o rompimento com o padrão social onde ficava a desejar as punições relativas ao agressor gerando impunidade, vergonha e medo de denunciar, visto que quase nada se fazia para evitar a nova recidiva deste crime.
ResponderExcluirEm setembro de 2006 a lei 11.340/06 maria da penha finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo. A lei também acaba com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, além da violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral.
ResponderExcluirCasos de violência contra as mulheres são presentes no dia a dia, essa lei é de extrema importância, promove direitos e uma legislação específica para esses casos.
ResponderExcluiras mulheres tem que denunciar a violencia contra elas cometidas, a MARIA DA PENHA denunciou bom pode ter demorado para ser solucionado esse caso mais que bom que ela teve coragem para denunciar qndo elas sofria agreçoes pois hoje é por causa dla que temos essa lei que nos garante proteçao contra violencia contra a mulher
ResponderExcluira Lei Maria de Penha, vem com a intenção de ajudar as mulheres que sofrem violência, mas mesmo com essa lei algumas mulheres ainda sentem medo de denunciar seus agressores porque mesmo tendo uma lei para protege-las o poder judiciário não resolve esse problema por completo
ResponderExcluirMatheus Cristian 3 ano e
Com 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Ela tem como objetivo principal proteger a mulher de qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denunciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime.
ResponderExcluir3°B
A lei Maria da Penha é muito importante pois as mulheres se sentem mais amparadas e não possuem mais tanto medo ou vergonha de denunciar pois sabem que são muitas as que passam pela mesma situação.
ResponderExcluirA lei se tornou muito importante para as mulheres principalmente para aquelas doméstica e familiar toda a espécie de agressão e com isso elas perderam o medo ou vergonha de tomar atitude de denunciar os crimes que acontecem em sua vida no dia a dia.
ResponderExcluirApós 8 anos...uma boa base para a mulher se sentir segura? Antigamente, no início haviam muitas mulheres que apanhavam sem poder fazer nada, tinha medo de falar para alguém para ser amparada e protegida de certa forma. Após 8 anos, claro que ainda existem algumas mulheres assim, que não denunciam e se manifestam por medo, angústia ou até mesmo vergonha. Mas melhorou muito, acho que deu uma segurança para tais mulheres, algo a que recorrer caso aconteça uma agressão a ela, uma proteção.
ResponderExcluirmulheres são vitimas de violência desde agressões verbais a físicas e hoje em dia ainda ah inúmeros casos de agressores contra mulher sem falar nos casos que não são relatados por medo de que o agressor possa prejudicá-las ainda mais. devido a isso é preciso que aja mais rigor com as leis de agressão cotra mulher.
ResponderExcluirCom 8 anos de vigência, a Lei Maria da Penha tem sido de suma importância. Protegendo a mulher de qualquer tipo de agressão, física ou verbal. E esses caras que se acham"machões", que batem nas mulheres devem ser denunciados e punidos.
ResponderExcluirA inserção da mulher na sociedade de forma igualitária sem dúvida será a forma de mostrar ao mundo o grande desenvolvimento pelo qual toda a sociedade vem ultrapassando barreiras e preconceitos tão entranhados na nossa cultura que uma vez ultrapassado notar-se-á que o que vale é a singularidade de cada indivíduo e não seu sexo. Mas lembrando, para ser considerado um crime deve denunciar o ato e o agressor. Pois sem denuncia não há crime.
ResponderExcluirPor muitos anos as mulheres sempre foram consideradas do “sexo frágil”, e por muito tempo ficaram sobre o controle de mandos e desmandos de seus maridos, pais e etc. E na maioria das vezes são agredidas e violentadas dentro das suas próprias casas. Os abusos físicos que podem deixam marcas pra toda vida e as mentais que machucam mais do que as físicas e essas agressões ocorrem constantemente em muitos lares brasileiros, e como muitas mulheres têm medo de denunciar seus agressores, eles acabam ficando impunes. Com a Lei Maria da Penha, esse quadro está começando a mudar e as mulheres tomando coragem e indo denunciar e correndo atrás dos seus direitos para que eles sejam respeitados. Com os anos a Lei foi progredindo e sendo mais conhecida pelas mulheres, que agora conseguem entender que elas não estão mais sozinhas e que têm ajuda e proteção de pessoas que passaram pela mesma situação. A Lei Maria da Penha a cada dia fica mais rigorosa com a punição de seus agressores.
ResponderExcluirNathália Mattos nº: 27 - 3ºE
A importância da criação desta lei foia ruptura com o padrão social onde as punições aos agressores deixava a desejar, gerando impunidade, vergonha e medo de denunciar, e hoje esta lei garante proteção e segurança a essas mulheres, encorajando-as a denunciar, dando todo amparo necessário.
ResponderExcluirInessa n°14 3°C
A importância da lei maria da penha para as mulheres foi muito satisfatória , pois nessa lei as mulheres podem realmente se sentirem seguras para denunciar os agressores delas, e cabe à justiça lutar mais e mais para haver melhoria nesta lei.
ResponderExcluirHiury Santos n: 17 3 B
Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 diz: Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e é fundamental para a proteção da integridade física e psicológica da Mulher, A lei estipula um numero x de metros que o agressor pode ficar da vitima caso ao contrario sera preso, no entanto muitas mulheres por 'Amor' retiram a queixa e continuam vivendo co seus maridos e muitas vezes as agressões continuam, A lei protege mais a mulher decidir se quer ou não ser protegida.
ResponderExcluirEssa lei salvou até hoje milhares de mulheres de serem espancadas ou até mesmo mortas pelo agressor, com essa lei as mulheres se sentem mais seguras para viver, sem medo de sofrer outra agressão sendo ela física ou psicológica.
ResponderExcluira Lei não teve o impacto esperado sobre o número de óbitos entre mulheres em decorrência da violência doméstica. As taxas de homicídio entre mulheres por violência doméstica permaneceram estáveis antes e depois da vigência da lei.Sendo assim, a violência entre parceiros não pode ser considerada algo corriqueiro ou que não diga respeito ao poder público.
ResponderExcluirRafael Nº35 3ºB
A lei Maria da Penha foi durante esses oito anos de grande importância pois tirou muitas mulheres de um estado de sofrimento, de angustia, ela possibilitou que mulheres não ficassem mais sendo maltratadas, só porque o marido que sustenta a casa, tendo força de sair desta situação e serem independentes e livres de maus tratos.
ResponderExcluirMatheus Santos N°19 3°F
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES
Essa lei foi e é muito importante para as mulheres. Pois através dela muitas mulheres sairão daquele cativeiro de violência onde viviam dentro de casa. E hoje podem viver uma vida sem medo dos seus companheiros, mas ainda assim falta atitude em algumas para denunciar .
ResponderExcluirA lei Maria da Penha apesar de sua grande fama, chegou sim para mudar a vida das mulheres no Brasil e vem conseguindo isso em muitos casos. Mulheres que não tinham a quem ou o que recorrer ao sofrer diversos tipos de violência agora podem recorrer com seu direito conquistado. Porém, uma grande porcentagem de mulheres brasileiras não recorrem a justiça ao sofrer alguma violência.
ResponderExcluirA lei Maria da Penha apesar de sua grande fama, chegou sim para mudar a vida das mulheres no Brasil e vem conseguindo isso em muitos casos. Mulheres que não tinham a quem ou o que recorrer ao sofrer diversos tipos de violencia agora podem recorrer com seu direito conquistado. Porém uma grande porcentagem de mulheres brasileiras nao recorrem a justiça ao sofrer alguma violência.
ResponderExcluirA lei Maria da Penha foi uma das melhores coisas que o presidente Lula criou, a lei veio para defender aquelas mulheres indefesas que são agredidas e sofrem violencia domestica, muitas mulheres demoraram a perceber que poderiam ter direitos e ser alguem livre..com o passar dos anos elas muitas foram denunciando seus companheiros agressores...até chegarem a ser o que são hoje, de pouco a pouco foram conseguindo seus direitos,conquistando o mercado de trabalho etc.Mas infelizmente a sociedade ainda vive num mundo em que o machismo prevalece e que o homem é mais importante que a mulher.
ResponderExcluirA lei maria da penha agora é base para a lei do feminícidio. O estado notou que as mulheres morrem e estão se preocupando. Mas é pouco ainda. O estado mata as mulheres pobres e periféricas todos os dias. A maria da penha fez o que já deveria ser feito, parar de silenciar as mulheres oprimidas pelo machismo.
ResponderExcluirVinícius Febraro de Oliveira - 3º E