sábado, 18 de outubro de 2014

SEJAM BEM VINDOS TERCEIRÃO 2014


2ª Atividade- Com base na Reportagem da Revista veja, escreva o que você pode fazer enquanto aluno para melhorar o ideb de sua escola? Ou você considera que somente a escola poderá tomar uma providência, qual a sua sugestão?




http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ideb-2013-o-indice-de-atraso-do-ensino-medio

125 comentários:

  1. Um tema que pode gerar bastante discussao, mas creio que a luta contra a obra vai demorar muito para ganhar notoriedade e visibilidade

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista, acredito que todos os alunos deveriam realmente valorizar a importância da educação, pois o primeiro passo é ENTENDER a importância da Educação para a vida das pessoas. Mais do que garantir um bom emprego, a Educação promove outros direitos, como segurança, saúde e justiça e ainda possibilita uma visão mais ampla e crítica de si mesmo e do mundo. E valorizar o seu professor demonstrando respeito e interesse pelo teu trabalho. Com toda certeza se todos os Alunos fizessem isto o ideb de sua escola seriam bem melhor !

    ResponderExcluir
  3. Acredito que só os alunos não darão conta,mas se contarem com ajuda da escola com estas contribuições , esse desenvolvimento será mais eficaz .
    Sugerimos algumas propostas de melhorias no ensino como: Padronização de conteúdo,Valorização do professor,Presença garantida do professor e do aluno,Mais horas na escola e atividades no contra turno,Trabalho em equipe,Boa infra-estrutura, biblioteca , internet, Participação dos pais na escola,Reforço no contra turno para os defasados e Avaliação constante para identificar os defasados.

    ResponderExcluir
  4. “Educação”, ensina ele, “vem de ex ducere, que signi��ca levar para fora”, exatamente o
    contrário do que se costuma fazer no Brasil, onde o simples diálogo entre pessoas de áreas
    profissionais ou “tribos” distintas tornou-se, senão impossível, no mínimo deprimente.(Olavo de carvalho)
    se nos expirarmos nesta apreciável frase, iremos ver a educação de outo modo iremos enxergar o valor e o sentido da educação ''porque a educação é uma conquista pessoal.''(Olavo de carvalho)

    ResponderExcluir
  5. A educação é uma das principais ferramentas de avanço no país, portanto deveria ser mais valorizada, não só por nós alunos, mas também pela escola, pelos professores e também pelo governo. Os alunos deveriam dar mais importância, valorizar e se empenhar em relação aos estudos, pois este é quem define seu próprio futuro. As escolas deveriam proporcionar vários projetos/ações de incentivo. Os professores, serem compreensivos e verificar o desempenho de cada aluno e tentar fazer ele se desempenhar ao máximo. O governo, liberar mais verbas para as escolas, professores, funcionários, pois estes fazer o ensino acontecer. É evidente que a rede particular de ensino possui uma melhor educação, pois nesta o desempenho vem de todos e a verba vem do próprio aluno, um bom motivo de valorização.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente deveria haver uma maior dedicação aos estudos por parte dos alunos, uma maior valorização do professor em conjunto com a escola que deve ajudar seus alunos nas dificuldades e orientá-los. Mas também deve haver um maior investimento nas escolas, com mais recursos, projetos, e incentivos tanto para os alunos quanto para os professores, em vista que esses incentivos iram gerar um maior interesse dos alunos pelo estudo e consequentemente futuramente melhores resultados.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião uma parte é papel da escola e a outra é do aluno. As escolas tem que incentivar,ter uma infraestrutura boa e ampliar a educação técnica e profissional.E o aluno tem que se dedicar,querer aprender e ampliar seu conhecimento,e valorizar o trabalho do professor e principalmente ir para a escola com um objetivo "aprender".

    ResponderExcluir
  8. A educação deve ser valorizada por todos os alunos,pois sem a educação nada seríamos,devemos nos esforçar para que possamos ter um bom empenho e avançar na vida,pois muitos são os alunos que não se interessam pelos estudos,prejudicando os que ali estam para aprenderem e ampliarem seu conhecimento.
    Não adianta nada a escola se esforçar para mehorar o Ideb se os alunos não valorizarem e quererem a mudança para que esse quadro seja revertido.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, acredito que a educação no Brasil, fixando-se neste momento apenas no Ensino Médio, não apresenta bons níveis no Ideb, devido ao fato de que, muitos, ao invés de estudar com a finalidade de aprender o que é proposto , o fazem apenas para obter bom rendimento com relação as notas, decorando o que é passado., Além disso , o método de avaliação, utilizado pelos professores, a prova, também apresenta-se como indevido, visto que não é difícil perceber que o mesmo é ineficaz, quando se observa em uma sala de aula há muitos estudantes com material de consulta proibido(cola)
    O que nós alunos, podemos fazer para a elevação deste índice, é realmente estudar para aprender de fato , pois a nota, trata-se apenas de uma consequência do esforço empregado pelo indivíduo, além disso,explorar o professor com perguntas, pois muitas vezes, o que se vê é que este se sente desmotivado em sua profissão por falta de empenho dos estudantes.

    ResponderExcluir
  10. ´´É o aluno que faz a escola´´ ,é claro que uma boa estrutura escolar incluindo bons materiais e professores conta muito,mas comprovadamente a iniciativa do conhecimento tem que partir principalmente do aluno.Se os testes realizados pelo Inep através do Ideb os apresentaram notas menores este ano pode ter certeza que uma boa parcela de culpa é dos alunos.Mas sim claro deve haver uma reforma escolar , como por exemplo :Aumentar o salário dos professores,livros didaticos mais novos e na infra estrutura das escolas,mas comprovadamente é o aluno que faz a escola.Contudo deve-se cobrar melhorias do governo mas ao mesmo tempo fazer por merecer!

    ResponderExcluir
  11. Muitas das medidas que poderiam causar grande transformação na sala de aula não acarretariam em gasto algum. Usar de maneira eficiente o tempo em que alunos já estão na escola é uma delas.O envolvimento e a discussão com a comunidade sobre os resultados e desafios apontados pelo Ideb é outra questão fundamental. "Os pais precisam entender o índice, não como número frio, mas contextualizado sobre como a nota foi formada, se ela, apesar de baixa, por exemplo, representa um aumento considerável em relação aos anos anteriores.Por isso, esses dados devem ser usados para provocar a reflexão e o planejamento das ações a partir de uma noção mais exata da situação da rede. "Os bons resultados aparecem quando os gestores entendem os resultados e desenvolvem projetos pedagógicos a partir disso.O crescimento no Ideb se deu mais por uma melhora no rendimento que no fluxo. Na primeira fase do fundamental, por exemplo, o aumento das notas dos estudantes responde por 71,1% do acréscimo no Ideb enquanto a aprovação é responsável por 28,9%.

    ResponderExcluir
  12. kathiane 3°f

    Me dedicar mais aos meus estudos,ser uma aluna com boa freguencia e tirar notas boas.Não ,também depende de nós, para que a escola cresça,tem que haver um esforço e dedicação da parte de todos os alunos.

    ResponderExcluir
  13. Se dedicar a escola e as estudos é fundamental para o crescimento da Educação do país.Depende de nós alunos,os bons resultados nas provas que definem como anda a educação dos Brasileiros e a escola como instituição de ensino é fundamental para o crescimento do aluno ajudando-o nos estudos para sua formação acadêmica.A escola e os estudantes andam lado a lado para fazer a educação do pais cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  14. De fato vivemos no período mais estimulantes da historia com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso a informação. A instituição escolar não consegue acompanhar tais mudanças, o que resulta na monotonia do ensino que acaba se tornando desinteressante para o aluno o que por fim causa a desmotivação do mesmo ou até mesmo na desistência.
    Com isso pude analisar que o desinteresse do aluno é o reflexo a essas questões desestruturas políticas e sociais que comprometem o seu desempenho no IDEB,

    ResponderExcluir
  15. Deixo esse vídeo para ilustrar minha critica.
    https://www.youtube.com/watch?v=vrC8i7qyZ2w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que para melhorarmos ideb ainda considerado baixo exige bastante dedicaçao e esforço de nos alunos,usando todos os recursos disponiveis para adquirir um conhecimento maior e boa melhora em notas,juntamente com nossos professores e com nossa instituiçao de ensino podemos melhorar cada vez mais nosso ideb

      Excluir
  16. A melhoria desse índice que por sinal é alarmante, é de inteira responsabilidade não só dos educadores, mas também dos alunos e principalmente do governo. Todos precisam de estímulos: os alunos precisam de mais apoio não só em assuntos/matérias de sala de aula, mas também para definir sua carreira, porque as vezes as dúvidas também atrapalham no desenvolvimento escolar, mas também precisa valorizar os estudos e se dedicar; os professores precisam de mais reconhecimento do governo, de investimento, lembro que não só o professor mas sim toda a instituição escolar. Todos têm o dever de melhorar a educação do país.

    ResponderExcluir
  17. Para melhorar mais ,os alunos deviria estudar serio , pois como diz o ditado “ QUEM FAZ A ESCOLA É O ALUNO, mas hoje a maioria estuda para tirar 6 e passar de ano, por que isso é isso que importa para nós . Talvez se a nossa média obrigatória fosse 7 ou 8 o nosso aprendizado seria melhor pois aí sim nós teríamos que pegar pesado nos estudos , e se esforçar de verdade. E também acho que as escolas deveria passar simulados toda semana , aí sim veria um bom resultado no ideb.

    ResponderExcluir
  18. Realmente deve haver mais dedicação dos alunos, do Governo de melhorar a situação em questão dos recursos para ter melhor aproveitamento das aulas, e também ter incentivos para os alunos e os professores.

    ResponderExcluir
  19. E.E.José Maria Hugo Rodrigues
    Aluna: Luana Ribeiro n:18 3;A

    Na minha opinião, é necessário que o Governo estimule esses alunos para que desempenhem-se mais e leve os estudos mais a sério, com dedicação. De forma que despertem neles a vontade do saber, do conhecimento, de querer aprender. O futuro é a gente quem faz, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  20. Se os alunos almejam ter e ser alguma coisa na vida devem estudar para conquistar o seu objetivo. Infelizmente há escolas sem estrutura e professores incapacitados isso prejudica o índice escolar, pois os alunos precisam ter um acompanhamento e explicações que aumentem o seu aprendizado.
    Eu como aluna devo me dedicar, estudar mais para o ideb da escola melhorar, mas o governo também precisa investir no ensino porque muitas escolas estão em condições precárias e faltam professores qualificados.

    ResponderExcluir
  21. Os alunos devem pensar em seu futuro , principalmente estudando para consegui-lo , muitas vezes o aluno só estuda ou revisa antes da prova , ou simplismente chega na sala de aula e cola , nossa escola possui uma grande estrutura de professores e profissionais que dão o melhor para nos ensinar , portanto devemos mostrar a eles que somos merecedores disso.

    ResponderExcluir
  22. Acho que vai de cada um a sua vontade e os seus planos pro futuro, muitas pessoas tem vontade porém nem todas fazem por onde para ter o futuro desejado. Acredito que hoje em dia existam sim escolas sem estrutura e sem professores competentes, porém, não são todas, existem excelentes escolas com péssimos alunos, isso tudo se dá a que tem tudo muito fácil, não tem que pagar por nada, escola é de graça, o material didático é de graça, ganham o passe estudantil e ainda comem de graça, quem é que se esforça com algo assim? Realmente não vai existir interesse assim, não precisam lutar por nada.
    Penso que todos devem se preocupar com seu futuro, se dedicar, porque hoje em dia nada está fácil pra ninguém, conseguir um bom emprego não está fácil, mas infelizmente tem algumas pessoas que vão a escola para brincar com os amigos ao invés de estudar e se preocupar. Com certeza no dia que houver mais dedicação e menos brincadeira o índice de atraso reduzirá consideravelmente.

    ResponderExcluir
  23. Deve haver maior interesse com os estudos por parte dos alunos, pensar mais no futuro e melhorarmos cada vez mais o ideb da nossa escola para isso acontecer precisamos de estímulos, melhorias no ambiente escolar. Acima de tudo é preciso valorizar a educação que as vezes é tratada com descaso.

    ResponderExcluir
  24. Isso parte primeiramente do aluno,pois se o aluno não quer nada ai fica difícil aumentar o índice. Depois algumas medidas por parte da escola,criar ambientes ,lugares onde o aluno possa estar mais motivado para o estudo e os professores também, se as coisas funcionarem juntas com certeza irá aumentar bastante o índice.

    ResponderExcluir
  25. A mudança na Educação brasileira depende de esforços políticos que parecem além do nosso alcance, mas a verdade é que essa transformação pode começar em nossas casas, tbm valorizando os professores e os professores comecar a exerce a carreira com prazer jntos somos uma equipe e so unidos podemos mudar isso.

    ResponderExcluir
  26. o governo tem investir mais em educação e os alunos valorizar os recursos disponivel ter ineresse nos estudos se dedicando para que esse indice melhore .

    ResponderExcluir
  27. Deve haver a inciativa do aluno de comprometimento com os estudos, e incentivos por parte da escola e professoras para que seja adquirido o máximo de conhecimento em sala de aula, assim refletindo nas provas.
    Incentivos por parte do governo também são necessários, afinal a escola precisa de recursos para transmitir melhor conhecimento aos alunos.

    ResponderExcluir
  28. Devemos como alunos nos dedicar mais, termos mais comprometimento com nossos estudos, com o nosso futuro. A escola também poderia ajudar nessa melhoria de forma a disponibilizar para o aluno mais recursos para uma melhor aprendizagem, e assim gerando futuramente um melhor desempenho de seus alunos e da escola.

    ResponderExcluir
  29. A partir de um conjunto de esforços, entre a escola e os alunos. Com metas, projetos, programas de incentivação a conclusão dos estudos, e principalmente um despertar do aluno, em concluir e colaborar para que possamos diminuir esse índice de atraso no ensino médio. Todos podemos ajudar, tanto individualmente, quanto em meio coletivo.

    ResponderExcluir
  30. Os jovens estão perdendo cada vez mais o constume de estudar, talvez por causa dos pais que não cobram tanto como antes, mas cada um tem que ter a responsabilidade de saber que o estudo fará falta.

    ResponderExcluir
  31. Para que o Ideb melhore é necessário que haja a ação de vários lados, como o governo, as escolas, familiares dos estudantes e dos próprios alunos.
    Eles deveriam ter mais interesse, não apenas freqüentando a escola, mas também, para adquirir conhecimento. Além disso, se a maioria estudasse no mínimo uma hora por dia, ajudaria na absorção da matéria, fazendo com que esses, tivessem um resultado melhor nas avaliações. Realizar os trabalhos propostos pelos professores, também é uma maneira do indivíduo aprender mais rápido a matéria estudada. Mesmo porque, hoje a maioria deles tem acesso à internet, possibilitando aprofundar-se no assunto.
    Montar grupos de estudos, seria uma ótima ideia para que aqueles que têm melhor facilidade em aprender, possam ajudar os que não têm. Assim, as dúvidas e dificuldades diminuiriam.

    ResponderExcluir
  32. Na atualidade os alunos das escolas tem dedicado cada vez menos tempo aos estudos em casa, muitas coisas tem tomado o tempo dos jovens como a televisão e a internet, e sabemos que para um bom rendimento na aprendizagem não basta apenas estudar na escola e sim também estudar em casa, a escola também pode ser responsável pela baixa nota no IDEB ela pode tomar varias providencias para aumentar esse índice como tornar as aulas mais dinâmicas e fazer atividades fora das classes de aula, todas essas medidas podem chamar a atenção do aluno e provocar interesse para os estudos.

    Antônio Ferreira Borges 3 ano E

    ResponderExcluir
  33. Como aluna é de meu dever estudar. A escola tem a responsabilidade de incentivar os alunos, proporcionando ao mesmo um estudo de qualidade, com profissionais competentes; induzindo alunos a fazer objetivos, a almejar uma Universidade publica e bem conceituada; despertando assim no aprendiz a mágia do estudo.

    ResponderExcluir
  34. A falta de vontade atrapalha os desempenho dos alunos , não só a falta de conhecimento .

    ResponderExcluir
  35. Para melhorar o Ideb da escola é preciso o envolvimento de todos, como alunos desempenhados, professores qualificados, investimento em infraestrutura e que a verba seja destinada à educação de forma correta.
    Grande parte cabe ao aluno esforçar-se, tirar boas notas, e se empenhar mais nos exames que diagnosticam o desenvolvimento do ensino de um ano para o outro.
    Apesar disso, os estudantes devem receber maior incentivo, não apenas da parte dos educadores, com aulas que prendem à atenção desses alunos, mas também do governo, propondo novos recursos e meios, como laboratórios para aulas práticas, bibliotecas, computadores, para aumentar o interesse e melhorar o desempenho desses jovens no ano letivo.

    ResponderExcluir
  36. acho que na minha opinião o aluno deve se dedicar mais aos estudos,e dar valor mais nos professores pois são eles que nos ajudam a apreender e crescer,e devemos deixar de lado um pouco a tecnologia e nos empenhar nos nossos estudos pois eles que nos levaram para o futuro

    ResponderExcluir
  37. O aprendizado deve vir tanto do aluno como do professor. Um aprendizado diferenciado, que faça o aluno interagir, sempre da mais resultados, não ficar sempre na mesma coisa, no mesmo tipo de ensino, mas os alunos devem querer aprender também, independente se seja uma obrigação ou não.

    ResponderExcluir
  38. Tudo isso envolve diversos fatores, como: O investimento nos colégios estaduais, a formação de um grau elevado dos professores, buscar levar os melhores materiais aos alunos, para que assim facilite no ensino. Os colégios deveriam possuir mais seguranças, infraestrutura, planejamento e á pratica, pois as aulas que mais se aprendem são as diferenciadas. A adaptação de provas mais extensas, seria uma preparação para os vestibulares fazendo que isso vire um costume prático e eficaz. Mas todos esses fatores não é nada sem a boa vontade do aluno, pois aqueles que mais se esforçam, são aqueles que chegam mais longe.

    ResponderExcluir
  39. Devemos valorizar a importância da educação, dos professores, das escolas e se dedicar mais.
    Estes resultados apenas confirmam a desvalorização do ensino e a falta de investimentos através do governo. Mas cabe a nós alunos, estudar, se esforçar e dar o nosso melhor, não só para melhorar o Ideb das escolas, mas também para ter um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  40. É responsabilidade da escola oferecer professores competentes e que permaneçam na instituição todo o ano letivo pois a troca dos profissionais afeta diretamente o desempenho dos alunos devido a falta da continuidade dos conteúdos. E é dever do aluno se esforçar para ter um futuro melhor, e como consequência entrar para uma faculdade pública no curso desejado.

    ResponderExcluir
  41. Creio que o problema é que a escola nos prega a ideia de notas e não de aprendizado, os alunos não se importam em aprender mas sim decorar um conteúdo para alcançar as notas necessárias para não reprovar tanto é que mais da metade dos alunos nem se lembram o que foi estudado nos bimestres anteriores. Nossa educação só ira mudar quando alunos perceberam que o que realmente importa é aprender e quando a escola parar de nos fazer reféns de notas.

    ResponderExcluir
  42. por parte dos alunos, deveria haver um maior comprometimento em relação aos estudos,muitos alunos acabam não dando as devidas importâncias para a escola,por parte da escola, deveria haver um modo eficiente do uso do tempo, garantir escolar com boa infraestrutura,usar mais tecnologias a favor do ensino, combater a repetência com mais reforço escolar, capacitar melhor seus professores e priorizar o aprendizado. Se medidas como estas forem tomadas, acredito que poderiam sim, melhorar o ideb de nossas escolas , pois não depende somente de um, e sim de todos .

    ResponderExcluir
  43. O problema não é 100% do aluno e nem 100% do professor, ambos dos lados têm que ser melhorado, como esta escrito na reportagem mesmo "...problema estrutural da escola brasileira: do 1º ao 5º ano, os alunos têm apenas um professor em sala.." então á uma pequena falha do lado da secretária de educação de não colocar mais profissionais nessa faixa etária. Mas temos o lado do aluno que também não vem fazendo o seu dever de se dedicar e estudar, por causa dessa pequena falha da educação nessa transição de ensino fundamental para médio, quando o aluno entre no ensino médio ele se sobrecarrega e acaba não acompanhado o ritmo certo, claro que temos casos de alunos que por si próprios são estudiosos e vão atrás de seus objetivos, mas uma grande maioria acaba não alcançando e não consegue superar todas as expectativas e seu desempenho abaixa a cada dia.

    Nathália Mattos | n°:29 | E.E José Maria | 3ºE

    ResponderExcluir
  44. A todo momento pessoas elogiam as escolas particulares de ensino deixando as públicas inferiores aos outros, mas para que o índice se eleve as instituições de ensino junto com o governo precisam investir em projetos que possam se realizar por parte dos alunos e professores com o auxilio de materiais avançados como o uso da tecnologia e aulas práticas em lugares diferenciados, por essa razão à escola para poder se tornar uma bom local de ensino, podendo incentivar e mostrar um novo lugar no ranking estadual e nacional.

    ResponderExcluir
  45. Neste caso tem que haver iniciativa da escola e do aluno,principalmente do aluno pois quem faz a diferença na educação brasileira somos nos, para isso as escolas deve criar mais projetos que incetive as crianças,jovens a estudar mas infelizmente para que tudo isso possa acontecer temos que depende do nosso governo,pois sem recursos financeiros ficar dificil fazer com que nossa educação fique boa

    ResponderExcluir
  46. Neste caso tem que haver iniciativa da escola e do aluno,principalmente do aluno pois quem faz a diferença na educação brasileira somos nos, para isso as escolas deve criar mais projetos que incetive as crianças,jovens a estudar mas infelizmente para que tudo isso possa acontecer temos que depende do nosso governo,pois sem recursos financeiros ficar dificil fazer com que nossa educação fique boa

    ResponderExcluir
  47. É necessário que haja uma maior dedicação e iniciativa por parte dos alunos, um comprometimento de adquirir conhecimento, sugar o professor ao máximo e não pensar apenas na finalidade de obtenção de notas. Sendo que o governo também há necessidade de investir em adequados recursos de aprendizado e em professores bons e capacitados suprindo a grande demanda de alunos, para que possa existir melhores resultados. Tais fatores que contribuem para um maior desempenho no Ideb.

    Paola Hokama - 3 ano E - E.E. José Maria Hugo Rodrigues

    ResponderExcluir
  48. Bom a escola tem uma leve importância em ter professores bons, aliás, são eles que vão ensinar o alunos, mas não adiantaria nada se o aluno não querer. Então um aluno pode sim ajudar muito uma escola, pois bons profissionais vamos sair dessa devida escola.
    Uma escola boa, alunos bons gera boas consequências para ambas partes.

    ResponderExcluir
  49. Compete ao aluno aprender o que lhe é proposto, no entanto atualmente existem sistemas e metodologias adotados por algumas instituições publicas no brasil que diferem da descrita no texto do ideb, que visam o direcionamento das matérias melhor desenvolvidas pelos alunos, dando-lhes incentivos como atividades mais praticas nessas áreas que tem mais facilidades. Fora esse sistema, exitem aplicativos já desenvolvidos que buscam expressar os conteúdos de forma mais interativa fugindo do monotonismo que existe hoje em dias nas escolas. Os alunos precisam perceber o quanto a educação que esta sendo oferecida a ele tem por objetivo garantir-lhe um futuro que não seja prezo nos limites mas permeado pelos avanços do Saber, creio que o concilio dessas duas vertentes o ideb sera apenas um índice e a pratica uma realidade.

    ResponderExcluir
  50. Neste caso, a escola tem uma leve importância sim, pois, se ela não ter bons professores como o aluno será um bom profissional futuramente. Mas o principal é o aluno, são eles que vão fazer a diferença no futuro na educação, então vai muito do aluno ter a dedicação nos estudos e responsabilidade na escola.

    Carlos Eduardo de Oliveira kiyota - 3°F - N° 03 - Escola:José Maria Hugo Rodrigues

    ResponderExcluir
  51. O principal comprometimento tem que vim do aluno ,pois é ele que faz a escola, se dedicar aos estudos , ter responsabilidade.É claro que o governo também tem uma parcela de participação como investir em melhor educação ,melhor estrutura a participação dos dois lados fara com que o ideb das escolas aumentem .

    ResponderExcluir
  52. Creio que a escola sozinha não conseguiria fazer tamanho passo sem apoio, pois + de 50% da escola é composta por alunos, e necessita deles para crescer. E necessário que haja uma dedicação dos alunos, para que um desenvolvimento maior, fazendo com que o Idep seja maior e mais efetivo. A queda de nota do ensino fundamental para o médio e algo bem verídico, mas não e nada que não se possa resolver com dedicação.
    Eu por exemplo estudei toda minha infância em escola municipal, depois passei para estadual, a uma tamanha diferença de ensino, e mais rígido mais pesado, no começo minhas notas baixaram muito, mas não a nada que não se faça com dedicação que não melhore, melhorei minhas notas e esse ano finalizo sem nenhuma reprovação.

    E. E. Jose Maria Hugo Rodrigues
    Henrique Conceição Chimenes N°10 3°E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo os alunos vem perdendo o interesse das aulas, não tem mais planos para o futuro , um total desinteresse no estudo, creio que necessita de novos métodos de ensino e não mais aquele negócio de professor e sala de aula, e buscar outras ferramentas como pequenas aulas praticas de física e química, sair da monotonia do dia-a-dia, um modo de melhorar o ensino nas redes publicas, mas logico não depende somente da escola e sim tanto do governo quanto dos próprios alunos em querer estudar

      E.E. José Maria Hugo Rodrigues
      Aluno: Giovanni Cessel dos Anjos n°14 3°B

      Excluir
  53. Deve haver maior empenho e dedicação dos alunos na escola, pois eles tem que entender que o estudo e o aprendizado são essenciais para um futuro melhor e a escola sózinha não da conta pois dependem dos alunos e os alunos dependem da escola.
    Porém muitos não entendem que estudar é necessário e acabam brincando causando um grande problema na sociedade.
    Karla Patricia N:16 3 ano: E

    ResponderExcluir
  54. Os alunos precisam valorizar mais a escola e todos os beneficios que ela tende a dar, e aos professores. È preciso que leve mais a sério as aulas e não faze-la um "parque de diversões" como muitos alunos fazem, os professores dedicam suas vidas para nos passar o ensino que levaram um bom tempo a adquirir, isso deve ser valorizado. E na minha opnião a educação começa em casa, a escola não tem toda essa responsabilidade, se os pais não incentivarem os seus filhos a se empenharem mais, qual pessoa melhor a incentivar?.

    ResponderExcluir
  55. Os estudantes devem se interessar mais com relação aos estudos, pois somente com os estudos será possível crescer tanto intelectualmente como profissionalmente na vida, os mesmos devem valorizar mais os professores e a escola, além disso, os próprios alunos podem estar procurando novas formas de aprendizagem. Com isso a escola e os estudantes irão se beneficiar.

    Pedro Correia Nº26 3ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu ponto de vista o que nós alunos devemos fazer para melhorar a educação brasileira é valorizar a escola,o ensino, valorizar o corpo docente, termos cada vez mais interesse em aprender, termos dedicação, determinação objetivos, foco,e também respeitarmos o patrimônio escolar seja ele publico ou privado. Podemos ver hoje em dia os recursos que nos são oferecidos pelas escolas no país como: materiais escolares, merenda, uniforme escolar,transporte, laboratórios, materiais tecnológicos e entre outros recursos que tornam a aula mais dinâmica. Se olharmos para a educação de alguns anos atras, a mesma era carente de todos esses recursos que temos hoje em nossas escolas. Temos também professores capacitados, onde o governo oferece cursos preparatórios para que a educação prossiga para o alvo. Mas a questão é a seguinte: nós alunos temos uma parcela de culpa nesse assunto também, porque como ja falamos recursos nos são oferecidos, porém nos falta muita das vezes um incentivo familiar, uma dedicação e até mesmo as vezes uma das coisas principais que é a educação a base de tudo.Para que o IDEB das escolas brasileiras mude de posição devemos ter o interesse em aprendermos, devemos ter a curiosidade de saber cada dia mais do mundo do saber e também nos dedicarmos.Portanto vejo que não é somente a escola que deve tomar a providencia e sim o aluno e os familiares porque a escola e a família não se separam, estão juntas em todos os aspectos desde o comportamento do aluno a um experimento cientifico.

      Excluir
  56. Os alunos deveriam se empenhar mais em seus estudos, ter mais responsabilidade, valorizar os professores e aproveitar cada oportunidade que surge. O aprendizado é algo que ninguém poderá lhe tirar e por esse motivo se torna essencial na vida de cada um e merece ser levado a sério.Débora Sabala n°7 3°A

    ResponderExcluir
  57. Um problema bem grave no ensino de hoje em dia. As salas de aula continuam cada vez mais cheias, esse problema afeta tanto na aprendizagem dos alunos quanto na ligação do professor com a sala de aula. Outro problema também é a falta de organização e o excesso de conteúdo dado. O ensino fundamental é a estrutura de um aluno, para ele chegar no ensino médio sem sofrer tanto com a diferença essa estrutura tem de estar bem feita, pois, ela que orientara de boa forma o aluno no ensino médio.
    A didática usada no 1°, 2° e 3° anos do ensino médio deveria ser mudada, usando uma forma menos complexa do que é o fundamental, focando mais no enem e em vestibulares.

    ResponderExcluir
  58. A escola pode ate tomar providências para melhorar o Ideb, criando aulas interessantes e divertidas. Mas a real e principal mudança tem que vim de nós alunos, precisamos ter mais interesse, dedicação e responsabilidade. E união com nossos colegas para que um ajude o outro. *Gabrielly Silva N'34/ 3ano F

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Com a tecnologia hoje em evidencia e o acumulo de tarefas destinados a escola e aos profissionais que tem o poderio de gerir as instituições, sofrem com isso, pois é fato que tem um número mais abrangente somente de alunos, estudantes interessados, são poucos. Dessa forma, tende a concluir que para o Ideb voltar a subir, não basta somente melhorias de investimentos e sim a volta e a recuperação dos estudantes que frequentam o ambiente de ensino. "O idiota útil, é idiota suficiente para notar que é útil e quem o utiliza", Olavo de Carvalho, estes que não estudam, são somente idiotas uteis à forma de gestão do país.
    Julio Campos Nº 17 3º E
    José Maria Hugo Rodrigues

    ResponderExcluir
  61. Na minha opinião para melhorar a educação primeiro passo é entender a importância da Educação para a vida das pessoas.Temos que por em nossa cabeça que a educação não serve só para garantir um bom emprego, a Educação promove outros direitos, como segurança, saúde e justiça e ainda possibilita uma visão mais ampla e crítica de si mesmo e do mundo.
    Vou lhe propor algumas sugestões para melhorar a educação:
    Usar mais tecnologia (software)
    A vantagem da tecnologia é permitir a individualização da aprendizagem, algo que a pedagogia defende há muito tempo
    O uso mais intensivo de tecnologia, porém, não é o demagógico conceito de entregar tablets e computadores para crianças sem saber o que fazer com eles, algo que se provou um fracasso no programa Um Computador por Aluno.
    Impedir que criança vá a escola e não aprenda
    Quase 98% das crianças e jovens entre 6 e 14 anos estão na escola. Seria o cenário ideal, não fosse um único problema: eles não estão aprendendo de verdade.
    Parte deles, nem a ler e interpretar textos de tal maneira que possam ser considerados alfabetizados. É como se os pais estivessem sendo enganados ao ver os filhos indo à escola.
    O IBGE considera 15,2% dos alunos com até 8 anos ainda não alfabetizados, mas na Prova ABC, aplicada pelo INEP e pelo Todos pela Educação no ano passado, 51% das crianças não aprenderam o que deveriam até o 8 anos.
    Combater a repetência com mais reforço escolar
    As taxas de repetência no Brasil são coisa séria na rede pública: 14,1% no ensino médio e 10,6% no ensino fundamental. Significa que de cada 100 alunos, 13 estão cursando a mesma série do ano anterior. A taxa está entre as maiores da América Latina e bem distante da de países desenvolvidos.
    A educação não depende só da escola, do professor,do coordenadores da escola e sim depende também do aluno, se o aluno não tem interesse de aprender e de se ajudar não vai ser a família e a escola que vá fazer com que ele aprenda.
    Aluna:Maria Cristina 3°ano F/ N°:18
    Escola José Maria Hugo Rodrigues

    ResponderExcluir
  62. Os alunos deveriam se esforçar mais para aprender ainda mais quem está no ensino médio, que pretendem entrar numa faculdade. Os professoras devem ajudar os alunos nas dificuldades. A escola precisa está preparada para receber estes alunos, com uma infraestrutura de qualidade, professores qualificados, fazer atividades diferentes para que não caia na rotina e o aluno perca o interesse. O governo precisa investir mais em educação, pois sem esta, nada seríamos!
    Aluna: Isabela Jacques 3ano F / N: 53

    ResponderExcluir
  63. a escola tem a responsabilidade de ensinar o aluno e incentiva-los a estudar
    mas é da responsabilidade do aluno se dedicar para os estudos
    para melhorar o resultado do ideb os alunos tem que se dedicar e se esforçarem mais e os professores ensinarem
    mas o maior responsáveis pelo resultado são os alunos
    muitas vezes os mesmos não se dedicam ou fazem a prova simplesmente por fazer sem compromisso e sem se preocuparem com o resultado

    ResponderExcluir
  64. A visão do Brasil hoje e em melhor o estudo Mais a e eu pergunto oque adianta melhorar o estudos se os alunos não tem interesse na escola no estudo não adianta mudar se a pessoa não quer se mudar
    Em minha opinao as escolas teriam q ter algo chamativo para q incentiva os alunos a estudar

    ResponderExcluir
  65. Os alunos precisam perceber o quanto a educação que esta sendo oferecida a ele tem por objetivo garantir-lhe um futuro que não seja prezo nos limites mas permeado pelos avanços do Saber, creio que o concilio dessas duas vertentes o ideb sera apenas um índice e a pratica uma realidade, tende a concluir que para o Ideb voltar a subir, não basta somente melhorias de investimentos e sim a volta e a recuperação dos estudantes que frequentam o ambiente de ensino.

    ResponderExcluir
  66. Grande parte cabe ao aluno esforçar-se, tirar notas a cima da média, e se empenhar mais nos exames, e seus deveres.
    Apesar disso, os estudantes devem receber maior incentivo, não apenas da parte dos educadores, com aulas que prendem à atenção desses alunos. E também do governo fazendo projetos para o incentivo.

    ResponderExcluir
  67. É papel do aluno quanto do professor buscar a melhoria do ideb. Uma educação com qualidade fornecida pelos professores,dedicação, responsabilidades, comprometimentos por parte dos alunos, é essencial para um bom desempenho para a escola.

    ResponderExcluir
  68. Todos falam e teoricamente se preocupam com a tal educação do pais. Mas a realidade não é essa: alunos, professores, pais e todo o resto das pessoas; ninguém realmente valoriza a educação no Brasil como ela merece. Diz-se muito que ''a educação esta ruim porque os alunos não a valorizam''. Para que os alunos, na maioria das vezes cidadãos em formação deem importância a educação, é preciso que o resto da sociedade, cidadãos já formados socialmente têem essa consciência. Se não, como os alunos poderão dar qualquer valor a educação?

    ResponderExcluir
  69. Primeiramente o aluno tem que perceber o quanto a educação é importante, por que sem ele ter consciência disso quase tudo será em vão, o ensino tem que ser mais valorizado, já que hoje em dia está ficando cada vez mais difícil achar quem queira dar aula, e o governo tem que se mostrar mais interessado na vida dos jovens, promovendo mais medidas disciplinares e incentivos.

    ResponderExcluir
  70. A escola deve passar e explicar aos alunos o estado do ideb, mostrar aos alunos que estes são os responsáveis por tais resultados, como alunos creio que devemos pensar na situacao de tais dados, estes mostra que os alunos andam despreocupados com as suas responsabilidades. Como aluno devo ter consciência de que tenho que melhorar meu desempenho e que devo pensar que o ideb mostra o quanto são as minhas chances futura de um bom emprego ou um bom negocio.

    ResponderExcluir
  71. o ensino nas escolas tem que ser mais valorizado. Os alunos tem que entender o que é bom para eles, e ter uma boa educação para que isso seja desenvolvido. Como estudante temos que ter mias isentivos para não deixarmos a escola e nos dedicarmos mais a isso.

    ResponderExcluir
  72. é visivel que o indice da educação privada é muito melhores e maiores do que o das publicas e ate mesmo do indice brasieiro , talvez eles sejam mais dedicados e empenhados , que alunos que escols publicas mostrado a medio do ideb do brasil , escolas publicas e privadas em uma pesquisa feita de 2005 a 2013. mais é claro que todos nos temos condiçoes de ter um ensino de qualidade so depende de nos mesmos assim como a media do nosso pais.

    ResponderExcluir
  73. A escola,como toda comunidade é construída com união e divisão de tarefa. Os professores,gestores,coordenadores etc,não são os únicos responsáveis pelo aprendizado e a evolução do ensino,nem apenas os alunos. É um trabalho conjunto. Depende da dedicação e do interesse de cada um,de ensinar e aprender. Eu como aluna,posso ajudar no IDEB me dedicando a cada dia nos estudos,pensando no meu futuro. Os alunios ajudam também cooperando na sala,com compreensão e trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  74. o aluno deveria se esforçar mais .. diante das oportunidades e opções que são oferecidas para seu desenvolvimento pessoal, dar mais valor ao ensinamento que o professor lhe oferece e pedir ajuda quando necessário para compreender melhor seus estudos.

    ResponderExcluir
  75. O desenvolvimento das escolas particulares esta muito elevada do que as publicas, temos condições de ter um bom resultado ou até mais, mas isso depende de todos. Devemos nos esforçar mais e mostrar interesse pelos estudos para que com isso possamos crescermos e mostrar bom resultados daqui a alguns anos

    ResponderExcluir
  76. Penso que podemos e devemos, melhorar muito essa nota do ideb que é extremamente baixa, principalmente nas escolas públicas. Mas isso no meu ponto de vista não quer dizer exatamente a nota que os alunos tem de média, isso apenas acontece por que os alunos só querem saber de retribuição instantânea e imediata após alguma avaliação externa ou até mesmo as de rotina, mal sabendo muitos deles, que a retribuição virá de uma forma muito além do que imaginam/querem, que é reconhecimento mundial, atração de novos investimentos e melhoria na economia de todo o país. Ou seja, se nós nos esforçássemos um pouco mais teríamos infinitos benefícios, e não apenas no geral, como é o caso da economia do país, mais sim até no próprio bolso, melhorando os salários, expectativa de vida e qualidade nos serviços que serão desempenhados quando formos formados em alguma profissão.

    ResponderExcluir
  77. Seguinte de novo...
    Todos temos uma parte nisso, assim como há alunos desinteressados, também há professores assim, diretores, e coordenadores. A solução pra isso seria todos nós tomarmos consciência que cada nota, cada prova, cada aluno, cada projeto, contribui para um futuro melhor na educação do Brasil. Devo me esforçar o máximo como aluno pois isso contribui para o meu futuro e o do Brasil.

    ResponderExcluir
  78. Cada aluno deve demonstrar interesse em seus estudos, mas não é somente responsabilidade dele a melhoria no IDEB. O ensino depende também da qualificação e do método usado pelo corpo docente. Cabe as duas partes tentar cada dia melhorar mais. O aluno demonstrando interesse e o professor trabalhando não apenas como professor, mas como um amigo que está ali para auxiliar seus alunos.

    ResponderExcluir
  79. As escola poderiam dar um novo formato de ajuda aos alunos para que eles tenha a vontade de estudar, mostrando mais interesse na proposta posta pela escola. Muitos dos alunos não estão tendo interesse em estudar e é que assim que o Ideb vai caindo mais e mais.
    Escola podem propor novos métodos de ensino, atividades complementares para que podemos trazer os alunos ativos novamente para que não tenha essa queda grande do ideb.

    ResponderExcluir
  80. Penso que nos como alunos deveríamos refletir mais sobre a importância da escola e dos estudos não só para os dias de hoje mas para o nosso futuro como profissional. Estudos mais diversificados e mais voltados para a tecnologia poderia ser uma das soluções para esse problema que envolve a maior parte da sociedade nos dias de hoje.
    Incentivos de professores e diretores também poderia melhorar esse caos que infelizmente com o passar dos anos vem aumentando.
    Nadine Cristaldo nº41 3ºE

    ResponderExcluir
  81. Acredito que cada aluno deve se fazer o seu papel como estudante, e criar mais interesse para alcançar um IDEB bom para a sua escola. E também ter uma diversificação de aulas, para que possa despertar o tal interesse do aluno, e fazê-lo com que o índice do IDEB melhore.

    Danielly Gouveia n° 06
    Jose Maria 3°F

    ResponderExcluir
  82. Acredito que se cada um teve faze a sua parte assim o ideb da nossa escola vai melhora é só cada um se preocupa com a suas notas.o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
    Viviane Rocha 3°f
    n°32

    ResponderExcluir
  83. Todos os alunos deveriam ter o conhecimento dessa prova e para que serve. A maioria vai fazer como se ela nao fosse importante, pois nao vale nota na matéria . Enquanto isso continuar acontecendo isso vai piorar . Escolas deveria incentivar e preparar todos os alunos para fazer as provas. Patricia da Silva N°: 34 José Maria .

    ResponderExcluir
  84. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino. mas isso só ira acontecer se nos estudantes,levar isso a sério e aprender o que é realmente importante para nos e para nossa escola,,,mas para isso a escola e familia sempre tem que estar apoiando e incentivando de alguma forma para que esse aprendizado não seja em vão.

    ResponderExcluir
  85. Não somente a escola,mas nós alunos temos o dever de fazer com que nosso IDEB seja alto.Para isso devemos nos empenhar mais nos estudos e dedicarmos mais e também ter um grande incentivo dos professores. valéria pleutim 3°A n34

    ResponderExcluir
  86. O aluno, além de "passar de ano", tem sim o dever de se esforçar e tirar boas notas, ir bem nas provas e exames. Creio que se todos alunos se empenhassem ao invés de apenas não reprovar esse índice seria muito melhor, mas o que ocorre muitas vezes é que o sistema de ensino brasileiro não facilita a vida do aluno. Eu como aluna do ensino médio de uma escola pública acho muita pressão estudar 15 matérias diferentes em uma semana, 5 matérias diferentes por dia. Além de ser muita coisa em um dia só, muitas dessas matérias nunca me serão uteis, algumas não tem absolutamente nada a ver com a faculdade que eu quero fazer e a carreira que eu pretendo trilhar. Eu acho que o sistema de ensino deveria ouvir mais os alunos, e com certeza os alunos se dedicariam mais aos estudos.

    ResponderExcluir
  87. Podemos melhorar o ensino dos nossos alunos de varias formas possíveis, os alunos do ensino fundamental ter um pouco de recurso, pois quando chegam no ensino médio eles não são adaptados para as mateira que vão entrar e acabam se perde um pouco. nos aluno do ensino médio fazer com que ele desenvolva mais, não só fique dependendo de um professor para ajuda-lo, mais o ensinamento próprio para o seu ensino.
    Matheus Nazare nº 48 3°E

    ResponderExcluir
  88. Deve haver mudança das duas partes, tanto da escola, quanto dos alunos. Pois o aluno é quem faz a escola. Nós devemos buscar cada vez mais conhecimento, tirar proveito de tudo aquilo que os professores tem a nos oferecer, e buscar ainda mais conhecimento, para que no futuro sejamos profissionais bem qualificados. E a escola deve procurar se adaptar as necessidades dos alunos e buscar a maneira mais eficaz para que os mesmos possam aprender com mais facilidade o conteúdo dado pelo professor.

    ResponderExcluir
  89. Para a melhoria do IDEB de uma escola não é preciso apenas que o aluno tome uma atitude, isso também deve vir da escola. O Ensino Fundamental das escolas, geralmente é cobrado menos dos alunos, conteúdos mais fáceis e não possui um preparo adequado para que o aluno possa fazer um bom ensino médio. Cada aluno, também, deve fazer a sua parte, se dedicando aos estudos, pesquisando mais, para ter, não somente o ensino da escola, mas, um conhecimento mais amplo, de matérias que às vezes, por falta de tempo, ou até mesmo de interesse de alguns professores não ensinam tais matérias, sendo assim, o IDEB das escolas brasileiras pode se transformar em um índice melhor para o país.

    Aluna: Camila da Silva Ribeiro n°: 06 3°E

    ResponderExcluir
  90. 2- Todo aluno tem seus deveres e obrigações, é de total importância que eles cumpram o seu papel, levando a sério seus estudos, sendo pró-ativo, atento e esforçado para concluir o ensino médio, e parar de levar tudo a brincadeira e sem importância, pois com essas atitudes conseguirão ter um aprendizado e finalizar os estudos. A colaboração da escola pra isso é garantir ao aluno um ótimo professor e recursos para incentivar em atividades e projetos para o desenvolvimento de cada aluno.

    ResponderExcluir
  91. Para que haja uma melhoria no índice do Ideb é necessário que todos se envolvam, alunos empenhados, professores qualificados, as verbas devem ser aplicadas de forma correta nas escolas para melhorar a infraestrutura e os materiais. Os alunos devem tomar a iniciativa de estudar e ter boas notas na escola, cabe a eles se dedicarem, claro que deve haver um incentivo não só dos professores, mas também do governo com a construção de laboratórios, bibliotecas, que façam com que chamem a atenção deles para que eles possam se dedicar mais aos estudos. E todos os alunos devem ter o conhecimento da importância que a prova do Ideb tem, pois muitas vezes fazem por obrigação já que não vale nota para as matérias, como consequência disso o índice é baixo.

    ResponderExcluir
  92. É necessário que tenha um incentivo do governo com mais laboratório, bibliotecas. Mas o problema não esta apenas no no governo mais em nós, como alunos por não fazer algo porque não vale nota e isso causa um índice esta muito baixo

    ResponderExcluir
  93. eu posso como aluno ajudar contribuindo com ideais e alem do mais posso participar de projetos que existe na escola ou dar sugestões de projetos para a escola.

    ResponderExcluir
  94. Cada aluno deve demonstrar interesse em seus estudos, mas não é somente responsabilidade dele a melhoria no IDEB. O ensino depende também da qualificação e do método usado pelo corpo docente. Cabe as duas partes tentar cada dia melhorar mais. O aluno demonstrando interesse e o professor trabalhando não apenas como professor, mas como um amigo que está ali para auxiliar seus alunos.

    ResponderExcluir
  95. Tanto professores quanto alunos devem se conscientizar, a diferença é que os alunos sao cobrados por professores, e os mesmos pela administraçao escolar, que por sua vez é cobrada pela Secretaria de Educação. Entao cabe a todos se juntarem e aumentarem o indice de suas escolas.
    Keyla Sohanne Taveira Nogueira Sandim N ° 19 3°E

    ResponderExcluir
  96. Deve haver mudança das duas partes, tanto da escola, quanto dos alunos.pois alunos devem tomar a iniciativa de estudar e ter boas notas na escola, cabe a eles se dedicarem, claro que deve haver um incentivo não só dos professores, mas também do governo com a construção de laboratórios, bibliotecas, que façam com que chamem a atenção deles para que eles possam se dedicar mais aos estudos.

    ResponderExcluir
  97. Os jovens de hoje em dia não tem muita responsabilidade e interesses nos estudos, eles devem se dedicar mais nos estudos com ajuda da escola disponibilizando mais recursos para uma melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. Uma boa solução para esse problema seria que os alunos se dedicassem mais ao estudos, não indo ao colégio só porque os pais mandaram, e sim porque realmente está pensando no seu futuro. Claro que, para uma boa melhoria do IDEB também é preciso de professores mais dedicados e um uso melhor da verba direcionada para as escolas. Um pouco de mudança que haja nas escolas na hora de explicar as materias, aulas diferencias em laboratórios, bibliotecas já ira fazer uma diferença significativa no IDEB.

    ResponderExcluir
  100. Antigamente para se conseguir alguma coisa era muito dificil, por isso as pessoas se dedicavam mais, porem, nos dias de hoje, o adolescente tem tudo na mão, não estuda por falta de vontade, mas o problema não esta só dentro das escolas, muitos alunos deixam de estudar por não ter condições e é nesse caso que muitos começam a trabalhar, para poder ajudar sua família ou ate para sustentar vícios. A unica forma de se resolver isso é com a conscientização do adolescente, não podemos obrigar ninguém a estudar, isso vem da vontade dele, ou ele se dedica ao um bom futuro, ou se perde como muitos.

    ResponderExcluir
  101. Cabe a todos se empenharem e se dediquem cada vez mais a tentar mudar o IDEB da escola pois para aumentá-lo é preciso profissionais realmente delicado e alunos que se empenham nos estudos, mais para isso é preciso investir na educação da escola fazendo projetos para que os alunos estudem cada vez mais

    ResponderExcluir
  102. É preciso principalmente ter dedicação por parte do aluno ,pois é ele quem faz a escola,não somente decorar o conteúdo ou estudar para a prova um dia antes é preciso que isso seja cotidiano.Além disso, os professores tem que dominar o conteúdo que ensina, estar habilitado a conduzir atividades
    em sala de aula para que os alunos aprendam e se interessem pelo assunto.
    N°33 3°E

    ResponderExcluir
  103. É preciso que os alunos se dediquem mais aos estudos, não porque são obrigados e sim porque querem ter um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  104. As providências para melhorar o Ideb, acredito que devem ser tomadas pela escola, criando aulas mais dinâmicas e interessantes. Mas, é necessário haver mudança nos alunos desinteressados, ter mais responsabilidade e dedicação.

    ResponderExcluir
  105. As mudanças para melhorar o Ideb deve vir de ambas as partes, pois um aluno pode perde o interesse esse as aulas são monótonas e os professores não gostam de ir nas salas que só tem alunos desinteressados

    Matheus Cristian 3 ano e

    ResponderExcluir
  106. É necessario haver vontade por parte dos alunos sim, porem as escolas não tem como ponto para incentivar esses alunos e nem a aqueles desisnterassados. As escolas poderiam fazer aulas diferentes, metodos diferentes para que esses alunos gostassem de aprender.

    ResponderExcluir
  107. se nós nos esforçássemos um pouco mais teríamos infinitos benefícios, e não apenas no geral, como é o caso da economia do país, mais sim até no próprio bolso, melhorando os salários, expectativa de vida e qualidade nos serviços que serão desempenhados quando formos formados em alguma profissão.
    3°B

    ResponderExcluir
  108. Depois desses 8 anos creio que mudou mais não o suficiente aponto de melhorar a 100% muitas mulheres foram salvas por causa da lei mais muitas sofrem de mais ainda apanham caladas por medo ou "amor" chorando pelos canto com o medo nos olhos o pior que isso é que nem uma cadeia alimentar so que de forma diferente o casal tem um filho essa criança cresce com essa violência ela tera atender a ser violenta ou a maltratar a própria mãe ou sua futura esposa assim gerando mais violência...
    Aluno: Pablo Gomes Pereira N°23 3°F

    ResponderExcluir
  109. Todos os alunos deveria da importância ao estudo porque sabemos que sem ele não vamos a lugar nenhum mais muitos não pensam assim e as escolas deveriam incentivar os alunos um pouco mais então com isso acho que ira demorar com a mudança do ideb.

    ResponderExcluir
  110. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  111. Isso é um tanto quanto complicado. Claro, a maior parte do aprendizado é, sem dúvidas, a vontade de aprender do aluno. O aluno deve ter a sede do conhecimento para se tornar um excelente profissional além de ter condições de realizar seus sonhos. Mas, acredito que isso também tenha uma pequena parte na escola... aulas mais chamativas e cativantes, ajudaria a ter uma certa curiosidade, vontade de aprender sobre tal assunto, não é?

    ResponderExcluir
  112. seria bom criar mais incentivos para o aluno ir a escola, criar aulas diversificadas criar um ambiente de lazer com jogos musicas nos horários de intervalo criar projetos que chamem o interesse do aluno.

    ResponderExcluir
  113. a diversividade de aulas sempre é imposta como forma de melhorar,tudo conta nesse ponto,desde a postura do professor dentro de sala até mesmo a vontade dos alunos,ja tive professores super bravos q imponham uma forma simples de aprendizado e quem estava interessado tirava nota,até mesmo professores super divertidos que tinham uma forma de aprendizado simples que dava certo,isso é relativo pelo tipo de professor e pela turma,mais a aula diferente sempre será uma ótima forma de educação

    ResponderExcluir
  114. Uma aula diversificada e bem elaborada chama a nossa atenção e melhora o nosso desempenho pois aquilo vai influenciar e muito na nossa aprendizagem. Mas não adianta ter uma aula bem elaborada com o uso de recursos tecnológicos se não temos professores cada vez mais capacitados e preparados para nos ensinar. Isso deve ser uma coisa desenvolvida em conjunto ,para se ter um melhor desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  115. Na minha opinião os alunos nunca levaram isso a sério, há alguns que levam mas são a minoria, não ha muito o que se possa fazer.

    ResponderExcluir
  116. O ensino depende também da qualificação e do método usado pelo corpo docente. Cabe as duas partes tentar cada dia melhorar mais. Mais do que garantir um bom emprego, a Educação promove outros direitos, como segurança, saúde e justiça e ainda possibilita uma visão mais ampla e crítica de si mesmo e do mundo. Enquanto isso continuar acontecendo isso vai piorar . Escolas deveria incentivar e preparar todos os alunos para fazer as provas e prepará-los para o mundo, Sergio Marcos Nº 29 3ºC

    ResponderExcluir
  117. O ensino de uns tempos para cá melhorou muito , mas acredito que para melhormos o ideb : é a ver mais incentivo da parte das escolas para formos cidadãos criticos e melhores para o mundo , mas também os alunos precisam respeitar o que as escolas proporcionam para melhoria do seu ensino.

    Hiury Santos n. 17 3 B

    ResponderExcluir
  118. Muitas vezes o aluno faz a prova rápido, chutando tudo pois não ganhara nada com isso, por isso as escolas pontuam os alunos de acordo com o numero de certo forçando -os a fazer a prova com compromisso, e eu não acho isso errado infelizmente tem que ser assim pois o aluno infelizmente faz as coisas a base de notas, e não para o seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  119. muitas escolas não fornecem um local de estudo adequado para que os estudantes aprendam de verdade, ou ao contrario alunos que não estão nem ai pros estudos vão para a escola só para atrapalhar os que querem aprender, pois esses alunos que estudam não devem saber que isso influência no reconhecimento da escola pelo seu belo ensino.

    ResponderExcluir
  120. Nós alunos deveríamos sim ter melhores notas , pois a muitos alunos inteligentes nas escolas o problema que hoje a uma cultura de que tudo que da errado é culpa da escola , as vezes sim , pois as estruturas das escolas não são boas , mas os alunos poderiam se esforças mais e serem incentivados pela escola também.

    Matheus Santos N°19 3°F
    E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  121. Nem tudo é culpa da escola, pois a maioria dos alunos que não vão bem na escola por falta de interesse, ou conversa, bagunça, etc. Claro que existe escolas que precisam de uma estrutura melhor, mas quem faz a escola é o aluno.

    ResponderExcluir
  122. O desempenho da escola depende diretamente da dedicação e seriedade do aluno, pois a escola depende do aluno tanto quanto o aluno da escola. Espera-se uma interação entres eles, porém isso muitas vezes não acontece por desleixo do aluno. Então se precisa prestar mais atenção nos alunos quando formos medir dados da escolas.

    ResponderExcluir