http://www.cartacapital.com.br/sociedade/crise-da-agua-em-sao-paulo-e-gerida-de-maneira-politica-diz-professor-da-usp-7682.html
Pergunta referente a reportagem:
A partir do ponto de vista do professor da USP(Universidade de São Paulo),qual o papel do governo e da população em relação a manutenção da sustentabilidade?
A maior cidade do Brasil esta passando passando pela maior crise de agua dos ultimos 80 anos.Existe um culpado?O que fazer?
ResponderExcluirÈ certo dizer que o governo carrega uma boa parcela de culpa nesta crise,mas o pov deve ser humilde e admitir que nao sabe usar a agua de maneira correta e sempre abusa dela.Mas agora é tarde para lamentações ,deve-se tentar resolver.Como?agora é tarde para a populaççao tentar poupar agua ,infelismente o é o governo ue deve agir para que a agua retorne as casas,mas depois o povo deve aprender a lição e finalmente começar a usar agua de maneiro correta.Mas agora na minha opinião essa situação deveria tomar proporções nacionais e o povo Brasileiro finalmente começar a usar agua e seus recursos naturais com conciencia.
O governo deveria ter se previnido para que isso não acontecesse,não ter deixado chegar onde chegou,mas não só o governo mas também a população que não penso em como a falta de agua poderia afetar tantas pessoas de uma maneira tão rapida.Agora que a falta de agua esta se alastrando, as pessoas e o governo começaram a se preocupar, o governo só pensou em economizar dinheiro e agora veio as consequencias .
ResponderExcluir- Bruna Lethicia n°07 3°B
Se tudo continuar do jeito q ta nao demora muito para o brasil todo ficar sem agua hoje em dia a populaçao brasileira nao liga muito para o gasto de agua a populaçao nao pensa q futuramente poderam estar sem agua pois ficam no banho meia hora gastam um absurdo de agua lavando calçada carro entre outro temos q apreender a economizar agua pois logo logo o brasil o mundo estara sem agua
ResponderExcluirUma das maiores cidades do Brasil, ja vem sofrendo essa crise de agua faz muito tempo. Agora que a falta de agua esta se alastrando, as pessoas e o governo começaram a se preocupar, o governo só pensou em economizar dinheiro e agora veio as consequenciais, infelizmente o é o governo que deve agir para que a agua retorne as casas,mas depois o povo deve aprender a lição e finalmente começar a usar agua de maneiro correta.
ResponderExcluirRodrigo Lemos 3º ano C n: 37
Bom, isso que esta acontecendo em são paulo era previsto, pois todos devemos ter consciência de como a água é importante para nossa sobrevivência , o governo deveria ter pensado em fazer uma coisa boa de vez de querer economizar dinheiro, e agora a população de são paulo esta passando por isso, e cada vez mais vai se alastra pela as outras cidades. Agora temos que aguentar as consequências
ResponderExcluirthalissia kelen 3ºC
O governo só quis se preocupar em ter um pais todo maquiado com água para dar e vender, esbanjar, na copa e foi ai o maior problema. Eles não tinham toda essa estrutura e agora estão sofrendo as piores consequências que é a grande falta de água.
ResponderExcluirGiovanna Bezerra dos Santos Nº 10 3º A
"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor a água." - Thomas Fuller
ResponderExcluirDesde muitos anos especialistas vem dizendo que nossa riqueza de água não duraria para sempre, mas é lógico que enquanto não acontece, ninguém acredita, brasileiro é meio São Tomé "tem que ver, pra crer". E agora está ai diante de nossos olhos, o que todos achavam impossível, uma das maiores cidades do Brasil, com os reservatórios de água descendo a cada dia mais o seu nível. O governo tem culpa? claro que sim, mas não é tudo responsabilidade do governo, vai da consciência de cada indivíduo cuidar do bem que possuí. Usar somente o necessário, economizar.
Foi uma falha no sistema politico que deixou a desejar e esta gerando um problema em cadeia por conta da falta de água em SP ,e quem esta pagando os erros deles , são a população depende do uso da água
ResponderExcluir"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba." - Guimarães Rosa
ResponderExcluirAtualmente estamos vivendo um dos maiores problemas nacionais, a falta de água, não é geral ainda, acontece somente em alguns locais, porém, uma grande metrópole como São Paulo vem sendo a maior afetada, com seus reservatórios de água ficando cada dia mais vazios.
Grande parte da culpa é do governo sim, mas nem toda ela, pois não é só o governo que utiliza água, não é só o governo que não cuida, que não economiza. Todos precisamos da sã consciência que precisamos cuidar do bem que possuímos e que não é eterno.
Segundo o professor da USP, assim que surgisse o problema, ele logo deveria ser reparado, mas de algum modo, esse problema foi deixado de lado enquanto seguiam as eleições. Várias coisas que poderiam ser feitas como reservatórios, por exemplo, foram deixadas de lado, dando prioridade a fatores menos importantes.
ResponderExcluirO governo deveria ter se preocupado primeiro em resolver os problemas que estavam acontecendo e depois se preocupar com as eleições. E a população ter diminuído o consumo de água, evitando ou retardando o problema da seca em São Paulo
ResponderExcluirA situação em São Paulo no sistema cantareira vem sendo agravado diante da região onde sp se localiza ser muito urbanizada , onde a mesma região pode chover , porém a água não entra no solo , e não entra nos lençóis freáticos , isso causa a diminuição de volta para as nascentes dos rios .
ResponderExcluirAluno: Vinicius Ribeiro de Souza N° 31
o governo tem que investir em mais propaganda que conscientize a população a ter mais cautela com o gasto excessivo de água e a população economizar na hora de lavar o carro,na hora do banho e na hora de lavar roupa.
ResponderExcluirO governo tem uma boa parcela de culpa neste quesito, pois por muitas vezes deram importância para outras coisas como as eleição e a população não fica de fora, pois gastam água abundantemente em coisas desnecessárias. Para minimizar esses problemas uma das medidas a ser feito é a fiscalização de usos e da ocupação nas áreas de mananciais, de forma a evitar a degradação das fontes de água, juntamente com campanhas de esclarecimento da população sobre o adequado uso deste importante recursos natural.
ResponderExcluirNome: Isabela Jacques 3° F N:53
O estado deve fazer manutenção da ideologia da sustentabilidade, ou seja, fazer propagandas, mostrar nas novelas de maior ibope, já que essa não tem nenhuma função para sociedade a não ser inserir pensamento supérfluos: inserir essa matéria na grade escolar do ensino fundamental.
ResponderExcluir3°e José Maria Hugo Rodrigues
Vespertino
ExcluirÉ evidente que o governo tem certa culpa neste problema, pois já sabiam que o índice pluviométrico estava ficando baixo, mas com as eleições acabaram deixando o problema de lado, se eles não pensassem apenas em eleições esse problema não estaria sendo enfrentado hoje em dia, poderiam ter investido em outros reservatórios que tivessem maior capacidade para abastecer a cidade que a cada dia aumenta mais o número de habitantes, mas é necessário admitir que a população também tem uma grande parte da culpa pois o desperdício causado é muito.
ResponderExcluir5- Investimentos precisam ser declarados ao governo, e a também a necessidade de realizações do mesmo, havendo concordância das duas partes, tanto da sociedade que trabalham pra pagar seus impostos, quanto a palavra do governo ser cumprida. Pois nesse caso São Paulo foi muito prejudicado, por causa da seca.
ResponderExcluirUma parte da gravidade poderia não ser previsível, mas a falta de água, sim, pela falta de chuvas.
ResponderExcluirTinham de ter se preparado e pensado nisso quando estavam em tempos de abundância para os tempos de escassez tivessem preparos para enfrentar isso tudo.
O governo tem parte da culpa, mais a população também por desperdiçar água atoa.
Nayara Erminia Ferreira Lopes Nº27 3ºA
o governo sempre só se preocupou em poupa dinheiro mas agora com a escassez de água o povo vem sofrendo .Mas isso é uma forma de valorizar o que é nosso e apreender a não desperdiça a água porque a culpa não é só do governo mas também é nossa. Minha opinião que teria que haver um grande investimento em recursos naturais.
ResponderExcluirnão devemos culpar só o governo pela falta de água atualmente em são paulo,pois os cidadães também muitas vezes acabam desperdiçando água , mas o governo deveria ter um investimento maior em relação ao estoque de água potável para a população, e isso também se baseia em uma questão de consciência, se todos resolvessem mudar as atitudes, não chegaria nesse ponto.
ResponderExcluirO governo tem a maior parte da culpa por que a falta de infra estrutura,um mal planejamento fizeram com que secasse,a população também tem culpa mais esse mal planejamento foi do governo anteriores,que não se preocuparam!
ResponderExcluirE.E. José Maria Hugo Rodrigues
ResponderExcluirAluna: Luana Ribeiro n:18 3; A
O Gorverno tem uma certa parcela de culpa mas não é somente ele. As pessoas também são culpadas. Para que haja sustentabilidade é necessária a cooperacão de todos, a valorização de nossos recursos naturais.
A cena não é um pesadelo distante. Trata-se de um cenário pessimista, mas possível. Moradores de São Paulo sentem, hoje, o que já sofreram em anos anteriores cidadãos castigados pela seca em Estados tão distantes quanto Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil todo. O episódio ensina lições aos governos. E exige respostas para perguntas que todo cidadão deve fazer a si mesmo e ao governo Brasileiro.
ResponderExcluirNadine Cristaldo Pereira
Nº41-3ºE
Vivenciamos hoje um dos maiores problemas do pais anexado principalmente em São Paulo sendo a maior afetada, pela falta de água. Com as eleições o caso foi deixado de lado, oque não poderia acontecer pois deixaram brechas para o problema aumentar, muitas coisas poderiam ser feitas para resolução do caso, mas a preferencia era a politica, e hoje vivenciamos o resultado.
ResponderExcluirHenrique C. Chimenes N. 10 3 ANO E Vespertino
E. E. Jose Maria Hugo Rodrigues
Todos tem uma parcela de culpa nessa historia, portando para que não seja tarde de mais, o governo e os populares tem que se unirem em combate contra agressão a natureza e tentarem reverter esse problema !!
ResponderExcluirA educação ambiental, como componente de uma cidadania abrangente, está ligada a uma nova forma de relação ser humano/natureza, e a sua dimensão cotidiana leva a pensá-la como somatório de práticas e, conseqüentemente, entendê-la na dimensão de sua potencialidade de generalização para o conjunto da sociedade.
ResponderExcluirO governo tem culpa sim, por não se preocupar com o que poderia acontecer, mas a população também tem um parcela de culpa, já que não tem consciência ambiental e desrespeita o meio ambiente, jogando litros e litros de água potável fora.
ResponderExcluirÉ evidente que se não tomarmos medidas urgentes teremos grandes problemas de saneamento e abastecimento. Portanto é necessário combater o desperdício no qual é um dos principais fatores da escassez, e aumentar a reutilização da água. Sendo que o governo precisa ter um maior investimento nessa área, como construindo novos reservatórios e propagandas de incentivo e informação, e um maior controle do crescimento urbano.
ResponderExcluirPaola Hokama n°28 - 3° ano E
- Devemos ter mais conscientização ao gastos de água exagerado, e devemos tomar atitudes raidcais para que certas consequências nao venha a correr futuramente. Devemos investir mais em reutilização d'agua .
ResponderExcluirA água potável está acabando no nosso planeta e ao contrario de muitos outros recursos ela é de estrema importância para a vida de uma forma geral. Apesar da população ter uma parcela da culpa, a maior parte sem duvidas foi da seca intensa, o que ocasionou o forte impacto ambiental na região e claro que também cabe o consumo moderado desse recurso e a conscientização de todos a cerca do fato
ResponderExcluirUm dos temas mais repercutidos no momento é o do sistema cantareira e seus niveis baixos diante da seca que se agrava em sp , porém possa chover , esses mesmos sistemas não voltaram ao seu nivel por causa da alta taxa de urbanização onde as chove muito , não tem como a agua da chuva descer ara os lençóis freaticos diante dos asfaltos , com isso as aguas não voltam para as nacentes dos rios e seus afluentes.
ResponderExcluirKeyla Sohanne Taveira Nogueira Sandim N°19 3°E
O papel do governo e da população é encontrar medidas para economizar água, em todas as atitudes do dia-a-dia.
ResponderExcluirO governo deve criar programas de preservação da água e do meio ambiente, e tentar solucionar esse problema ou apenas diminuir já que praticamente nenhuma solução foi posta e a população deve administrar bem o uso da água dentro de casa. O dever é de todos assim como a culpa também.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO governo deveria ter agido antes,criando programas de preservação da água e do meio ambiente.pois assim não teríamos chegado a esse ponto como a população também deviria ter se conscientizado reduindo o consumo de agua, sendo assim ,necessário combater o desperdício no qual é um dos principais fatores da escassez, e aumentar a reutilização da água.
ResponderExcluirDevido ao aquecimento global, as chuvas em várias cidades esta sendo menor, fazendo com que vários rios, lagos e represas sequem, e acaba deixando o ambiente muito ceco e quente. Agora o governo vem tentando intervir com meios para ajudar a população a economizar água, porém isso deveria ter sido feito antes que chegasse a esse ponto. Pois agora muitas pessoas ficam desidratas não conseguindo consumir os 2L que deve ser consumido diariamente por uma pessoa.
ResponderExcluirDonawan Gabriel Nº10 3ºC
a crise da água em São Paulo já era prevista, por isso o governo deveria ter feito um melhor planejamento na distribuição da água, o estado já havia passado por isso,porem as chuvas chegaram e o problema foi abafado,entretanto desta vez as chuvas não vieram e o caso só foi piorando também devido aos fatores climáticos, com isso o governo deve investir pesado na estrutura do problema para que o fato não venha se repetir.
ResponderExcluirn°26 3°C
o governo deveria ter dado mas atençao quando se fala de sustentabilidade investindo mais para que junto a populaçao pudesse criar fomas de eonomizar agua pois sabiamos que isso um dia ia chegar e se nao fizermos nada havera muitos problemas no futuro 3 B Maria Elisa
ResponderExcluirO fato disso tudo estar acontecendo é por discuido de nós mesmo... Isso já era de se prever!! porém so sabemos usar e abusar do que esta a nossso dispor sem se importar com o futuro, e se o dia de amanha nós fará falta algo do que disperdiçamos hoje. Quem estragou e agredio o meio ambiente fomos nos, causando dismatamento de poluindo rios, São Paulo esta nessa situação de hoje por muito desmatamneto e e poluimento... Com nosssas queimadas agredimos a atimosfera e causando assim o desequilibrio Glogal...O governo deveria ter feito um melhor planejamento na distribuição da água, e deve investir pesado na estrutura do problema para que o fato não venha se repetir.
ResponderExcluirAluna : Kimberlly Anikelly n°38
3°F
O uso abusivo de água em um local, faz diferença em todo o mundo! A falta de água que está tendo em São Paulo é mais conhecido com má educação ambiental, não só deles como nossa, algumas de nossas ações também interferem lá, o Desequilíbrio Ambiental surgiu através de nossas agressões, como o desmatamento e o uso abusivo de água. E se não tentarmos corrigir nossos erros de hoje o amanha vai ser bem diferente ou apenas não existirá mas.
ResponderExcluirAluno: Willian Serafin n°38
3° F
Não é preciso pesquisar muito para ver que grande culpa desse problema foi do governo, que mesmo sabendo que o índice pluviométrico estava ficando baixo não se preocupou com o problema, e sim, com as eleições. Claro que, a população também culpa nisso tudo, com o grande desperdício de água,ao tomar banho, escovar os dentes, limpar casa e afins. Precisamos que haja mudanças do governo, em pesquisar outros reservatórios que tenham maior capacidade para abastecer São Paulo e também mudança da população, com o uso consciente da água.
ResponderExcluirO problema de falta de agua em sao paulo tem varios motivos, não so o governo mais principalmente a população. Os seres humanos tem uma mania de destruir tudo ao seu redor e a falta de agua é consequencia disso, e como as pessoas tem esse vicio de fazer tudo sem pensar no futuro é que acontece esses acidentes com a natureza, as queimadas, os lixos nas ruas, o desmatamento, todos esses fatores atingem o meio ambiente e ainda a populaçao acha que esta no direito de reclamar sobre a falta de agua, esses que no qual desperdiçaram ela.
ResponderExcluirÉ claro que a culpa de tudo isso não é só do governo, mais sim da população pois ela não tem consciência do que fazem ,a falta de água foi uma das consequências disso, na cidade eles não pensam em economizar, em jogar o lixo no lugar correto isso afeta cada vez mais o ambiente fazendo que falte água e a cada dia que passa vai piorando mais.
ResponderExcluirA crise da água no século XXI envolve a escassez e o estresse de água, mas é principalmente uma crise de gerenciamento dos recursos hídricos. Novas e criativas possibilidades de gerenciamento e governança de água podem ser desenvolvidas, a partir de uma interação entre pesquisadores e gerentes. Esta interação pode se dar através de apoio a projetos de gestão e cursos de treinamento.
ResponderExcluirBianca Fagundes Mota n : 46 3ano B
Sem duvidas todos tem uma parcela de culpa,a população por não saber racionar e usar de forma exagera ,e o governo por não alerta sobre essa falta de água que já estava previsto que segundo a Sabesp ''apresentou ao governo um plano que previa o racionamento, diante do baixo índice dos reservatórios desde então, mas o governador impediu a ação, sob a justificativa de que seria uma medida irresponsável.'' será mesmo que seria uma medida irresponsável o racionamento ?
ResponderExcluirNº 33 3°E
O governo é também um grande culpado por essa crise de falta de agua uma das maiores cidades do Brasil e tendo que ajuntar agua para comer beber tomar banho e tudo mais,a população tem consciência que a agua um dia iria acabar não só lá em São Paulo mas no Brasil todo mas eles não souberam como se conscientizar para que não fosse tão rápido...
ResponderExcluirMayra lopes nº24 3°A
O governo tem uma parcela de culpa sim, mas a maioria da culpa e das pessoas que usam a água sem preocupação nenhuma achando que a água e inesgotável. Com isso agora esta tendo esse problema, como usaram bastante agora tem que economizar muito mais do que precisavam se tivessem se conscientizado antes.
ResponderExcluir3 Ano E aluno: Pedro Henrique n * 30
A maior cidade do Brasil esta passando por uma falta de agua muito grave, consequência da não conscientização da população e do governo, que a agua deve ser consumida com responsabilidade e não com abusos. Agora temos que ter a responsabilidade que não tivemos antes e economizar drasticamente o consumo.
ResponderExcluirAluna:Thais B. Dalmati nº49 Tuma:3ºano E
A maior parcela de culpa é a falta de conscientização das próprias pessoas a abusarem , e exagerarem no uso da água, causando assim um grave problema de excassez onde preocupa a população, devemos ter mais obrigações e pensar em economizar em algo que serve pra nós mesmo.
ResponderExcluirKarla Patricia N :16 3 ano E
Ambos, tanto o governo quanto a população possuem parcelas iguais de importância em relação a sustentabilidade, a população que por um lado não utiliza os recursos naturais de forma correta, principalmente a água, não a reaproveitam, utilizam ela de forma abusiva, sem contar a poluição dos rios e mares, já o governo por sua vez deveria investir mais em políticas ambientais, para que houvesse uma proposta, um plano para realmente resolver essa questão da sustentabilidade, do mal uso dos recursos naturais, da falta de água e não utilizar estratégias temporárias para apenas mascarar os problemas atuais enfrentados pela população como a falta de água.
ResponderExcluirDionatan A. Rodrigues Nº09 3ºC
Primeiramente, a culpa não deve ser colocada apenas no governo ou na população, pois ambos contribuem para esse racionamento. O governo que acabou querendo resolver esse problema depois da eleição, tenta adotar uma solução política para isso. O fato é que faltam investimentos e infraestrutura e, além disso, a Sabesp acabou se tornou uma companhia de empresários, mas que deveria ser comandada por pessoas que entendem do assunto.
ResponderExcluirA população que também tem grande culpa, não colabora para a diminuição do consumo, como se o problema já não estivesse em estado crítico.
A escassez de água vem acontecendo, pelo fato do governo não ter tomado providências antes que isso acontecesse. Além disso, a Sabesp virou uma companhia de interesses entre empresários, que ao contrário disso, deveria ser comandada por pessoas que entendem do assunto, como os engenheiros sanitários.
ResponderExcluirO desperdício de água que ocorre durante a sua distribuição colabora com a escassez desse recurso. Os baixos índices de chuva, e o desperdício dela pela população só aumenta o risco de ficarmos sem ela no futuro.
A maior parcela de culpa pela escassez da água vem da própria população, que sempre a usou de maneira errada, desperdiçando pois para ela essa sena seria distante e não é um problema restrita do Brasil, então não podemos culpar o governo, e sim a população.
ResponderExcluirSustentabilidade é sinônimo de vida saudável, ou seja, um país sustentável tem altos índices de qualidade de vida, nunca deixando sua população com menos do que o necessário para sua sobrevivência, tanto física, como psicológica, econômica e social. A água, sendo elemento vital, deve ser preservada, garantindo a todos o necessário para uma vida saudável; mas, acima de tudo, deve ser usada de forma racional, evitando desperdícios e poluição, utilizando técnicas avançadas para despoluição dos rios que podem fornecer água potável para os seres vivente. Destarte, este trabalho objetiva demonstrar e analisar os problemas atinentes ao uso irracional e à poluição da água, tentando desmistificar a visão negativa do desenvolvimento sustentável e trazendo à tona a necessidade de difusão da cultura da sustentabilidade hídrica no Brasil e no mundo, sendo oferecidas diversas sugestões de ações para a implementação e efetivação do ideal da sustentabilidade.
ResponderExcluira culpa não é somente do governo e sim também da população,por desperdiçar água,e também á população em sua maioria não colaborar para diminuir os gastos e assim a água fica a cada dia mais escacá e a cada dia causando causando serio problemas.
ResponderExcluirFoi um erro no sistema político e quem está pagando por isso é a população.
ResponderExcluirO problema de escassez de aguá vem aumentando cada vez mais, muitos imaginam isso sendo ''impossível'' como varios paulistas e diversas pessoas. Pois essa realidade era vista no brasil nas regioes nordestinas e algo que não aconteceria em grande cidades. O grande consumo de aguá e acima de tudo o desperdício são os maiores fatores para que isso venha ocorrendo.
ResponderExcluirNão apenas culpa do governo, mas da grande maioria da população que vive numa realidade onde pode tudo, e que não e necessario mudar pois esta tudo bem.
o governo tem culpa nessa falta de agua sim ,poi deveriam tomar serias medidas antes de tudo isso acontecer,bom para min teria que tomaar essas medidas em todo mundo pois a agua nao é para sempre temos que cultiva-las tem que ensinar o povo a economizar o bem precioso que é a água, o povo também tem grande culpa na falta de agua pois á muito disperdicio, jogam lixo na rua como se nao fosse contaminar ou ate mesmo tampar os bueiros , o governo tambem podia deixar varia areas sem calsada ou asfalto , sabe estamos precisando de mais area verde para que agua filtre na terra para que ocorra todo o processo ate a agua chegar nas nossas torneiras
ResponderExcluira culpa não e só do governo, mas a população também tem sua parcela de culpa
ResponderExcluirporque junto com a falta de planejamento vem o excessivo desperdício de água por parte da população
Matheus Cristian 3 ano e
O sistema cantareira esta diminuindo o seu volume de água por causa falta de chuva nessa região, esse sistema é considerado um dos maiores da região porém a demanda cresceu muito nas ultimas décadas e os especialistas deixaram de lado e acharam que não iria precisar de um novo sistema para SP.
ResponderExcluir3°B
A culpa é toda nossa dessa seca desperdicio de água frequente banhos tão longos,poluição de rios de água doce desvios de água para irrigação agente desperdiça como se não tivesse amanha e nem se importa com as próximas gerações e agora com a falta de chuvas por causa do aquecimento global por causa de nós que não tomamos vergonha na cara e paramos tanto de andar de carro ou poluir tanto bem quem muito procura acha e encontramos uma pequena parte de um grande desastre...
ResponderExcluirAluno: Pablo Gomes Pereira N°23 3°F
Não é um erro só do governo, mas também da população onde certas pessoas ainda tem a ignorância de achar que temos águas no nosso planeta que jamais vai acabar. E nesse pensamento que o desperdício de água é gritante.
ResponderExcluirO governo tem que encontra uma solução para economizar menos água possível.
ResponderExcluirMais o dever e da população de ajudar também economizar água porque muitos pensa que a água nunca ira acabar no planeta então o erro não e só do governo e sim de todos.
é dever do governo e não só do governo e sim da população também, dever de encontrar soluções para o evitar desperdícios desnecessários de água, é um trabalho que não deve ser ignorado pela população, ah estados que já sofrem pela falta de água.
ResponderExcluirO governo tem sim sua parcela de culpa ,mais não adianta culpar somente o governo se a população também não cumprir o seu papel. Se cada pessoa começasse a saber o valor da sustentabilidade, não viveríamos em um mundo tão destruído como esta agora.
ResponderExcluirpor que culpa do governo?,isso entra na área meteorologia com o fenômeno conhecido como el nino,uma inversão climática de todo o globo,oceanos que eram quentes ficam frios e vice-versa,causando chuvas onde era seco... esse fenômeno conhecido por levar chuvas excessivas para o peru e seca para Austrália,mais o governo sabia disso,por que não tomou contra medida prevendo isso,o que eles farão exploração do aquífero? de certa forma a culpa que a população também carrega,pelo o uso executivo é muito grande!
ResponderExcluirNão existe um só culpado, tanto o governo quanto a população devem fazer sua parte. Mas o governo deveria ter um investimento maior em relação ao estoque de água potável para a população, e isso também se baseia em uma questão de consciência, se todos resolvessem mudar as atitudes, não chegaria nesse ponto.
ResponderExcluirO governado deveria planejar mais e destribuir a renda, porém não é em vão que a população paga seus impostos, onde a falta é muito grande, principalmente em bairros de mais humildes. Mas a população deveria separar às atividades diárias, para aproveitar e reaproveitar a água, exemplo utilizar a água da máquina de lavar roupa para lavar os comodos da casa, assim acaba economizando e não gastando muito. Pois o problema no futuro só tem de piorar
ResponderExcluirO desperdício de água que ocorre durante a sua distribuição colabora com a escassez desse recurso. Mas agora na minha opinião essa situação deveria tomar proporções nacionais e o povo Brasileiro finalmente começar a usar agua e seus recursos naturais com consciência.
ResponderExcluirEle diz que A Crise da água em São Paulo é gerida de maneira política Uso do "volume morto" adiou o racionamento mas não evitou o colapso do Sistema Cantareira. Perdas na rede de distribuição chegam à 40%
ResponderExcluirA opinião do professor é que o governo tem culpa fundamental na situação q são paula se encontra com a falta de investimento o problema não é resolvido.
“Crise da água: de quem é a culpa?” culpa dos dois lados tanto o governo como a população.
ResponderExcluirO estado deve fazer manutenção da ideologia da sustentabilidade, ou seja, fazer propagandas, mostrar nas novelas de maior ibope, já que essa não tem nenhuma função para sociedade a não ser inserir pensamento supérfluos: inserir essa matéria na grade escolar do ensino fundamental. A água, sendo elemento vital, deve ser preservada, garantindo a todos o necessário para uma vida saudável; mas, acima de tudo, deve ser usada de forma racional, evitando desperdícios e poluição, utilizando técnicas avançadas para despoluição dos rios que podem fornecer água potável para os seres vivente.
ResponderExcluirRafael Nº35 3ºB
“O uso do volume morto jogou o problema da água para depois da eleição
ResponderExcluirO racionamento foi colocada pela Sabesp como uma solução técnica, e o governador adotou uma solução política
Segundo Cerqueira César, a Sabesp, ainda em janeiro deste ano, apresentou ao governo um plano que previa o racionamento, diante do baixo índice dos reservatórios desde então, mas o governador impediu a ação, sob a justificativa de que seria uma medida irresponsável.
Atualmente, o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de parte de São Paulo e de Campinas, opera com 10% da sua capacidade.
O governo como responsável por administrar o estado deveria ao minimo conscientizar a população sobre a importância que devemos ter em relação a todo processo de sustentabilidade para que não ha já mais problemas. E a população deve tomar em conta que eles mesmo usam a natureza para sua sobrevivência , se não a natureza saudável não terá vida.
ResponderExcluirMatheus Santos N°19 3°F
E.E.José maria hugo rodrigues
Bom a população deveria se preocupar bastante e relação a sustentabilidade, pois somos os que mais usamos a natureza e dependemos dela pra tudo. As pessoas deveriam parar de pensar só coisas criadas pelo homem e ver que o que realmente importa é o que esta se deixando acabar, como a natureza. E o governo deveria nos conscientizar em relação a isso.
ResponderExcluirEle diz que A Crise da água em São Paulo é gerida de maneira política Uso do "volume morto" adiou o racionamento mas não evitou o colapso do Sistema Cantareira. Perdas na rede de distribuição chegam à 40%
ResponderExcluirA opinião do professor é que o governo tem culpa fundamental na situação q são paula se encontra com a falta de investimento o problema não é resolvido.