domingo, 21 de junho de 2015

TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL

Questão 1- E.E.J.M.H.R//.3ºB - Marcos Prado e Ana Carolina

Trabalho escravo não ocorre somente em meios rurais. Claro, são nesses ambientes onde a ocorrência é maior. Nas letras da lei, a escravidão está extinta, porém, em muitos países, principalmente onde a democracia é frágil, há alguns tipos de escravidão. Cite três exemplos que agregam para que o trabalhador "aceite a exploração" sem questionar o abuso.

Questão 2- E.E.J.M.H.R//3ºC- Alina, Lucas, Thamires , Thaís e Sara


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Então o que a OIT está providenciando para melhorar a relação do trabalho escravo ?

Questão 3- E.E.J.M.H.R// 3ºD- Marlon,  Rayane e Jose Leandro 

trabalho infantil no Brasil é um dos problemas sociais existentes no país em questão. Mais de cinco milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no país, apesar da lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho e 14 para trabalhar na condição de aprendiz. Quais são as causas principais para uma criança cuja tenha sua vida na exploração infantil ?

50 comentários:

  1. Promoção da capacitação dos parceiros, para melhorar a eficiência das ações e fortalecer a capacidade das agências nacionais no combate ao trabalho escravo;
    Aluna: Fernanda Duarte Pereira 3°F

    ResponderExcluir
  2. Fortalecimento da atual capacidade da Unidade de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho Emprego, com o fornecimento de equipamentos e de recursos para facilitar o deslocamento da equipe de fiscalização para locais de difícil acesso;
    Aluna:Vivianne Oliveira N°22 3°F

    ResponderExcluir
  3. acredito que seja por necessidade, por falta de opção

    ResponderExcluir
  4. Para que haja melhoria das condições de trabalho e da ampliação da proteção social, a atuação da OIT no Brasil se caracterizado, no período recente, pelo apoio ao esforço nacional de promoção do trabalho decente em áreas tão importantes como o combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, à promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens,adultos.
    Aluna Keila Garceis n:15 3D

    ResponderExcluir
  5. Por viver em estado precario , e precisar de dinheiro , usufluir de um local pra abrigo , dormi , e agua , e seu consumo ou da familia .
    Aluna: Bárbara Karoline 3°C N: 04

    ResponderExcluir
  6. Criação de um sistema de dados; Realização de campanha de conscientização pública; Elaboração de um plano nacional de combate ao trabalho escravo; Promoção da capacitação dos parceiros, para melhorar a eficiência das ações e fortalecer a capacidade das agências nacionais no combate ao trabalho escravo; Fortalecimento da atual capacidade da Unidade de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho Emprego; Implementação de dois programas-piloto de prevenção e reinserção sócio-econômica de trabalhadores resgatados e suas famílias, para dar assistência e promover a geração de renda.

    ResponderExcluir
  7. Incentivo do governo para parar com o trabalho escravo
    As pessoas também tem que ter o direito de tomar suas decisões e não ficarem presas sem dignidade ou forma alguma de higiene e condições de trabalho

    ResponderExcluir
  8. Incentivo do governo para parar com o trabalho escravo
    As pessoas também tem que ter o direito de tomar suas decisões e não ficarem presas sem dignidade ou forma alguma de higiene e condições de trabalho

    ResponderExcluir
  9. Condições de liberdade, Equidade e Segurança, capaz de garantir uma vida digna.

    ResponderExcluir
  10. Promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

    Aluno: Leonardo Higa N°13 3ºF
    Aluno: Thiago Carvalho Nº19

    ResponderExcluir
  11. Promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

    Aluno: Leonardo Higa N°13 3ºF
    Aluno: Thiago Carvalho Nº19

    ResponderExcluir
  12. políticas em matéria de salários e rendimentos, duração do trabalho e outras condições de trabalho que contribuam para garantir a todos uma participação justa nos resultados do progresso,tornar a legislação do trabalho e as instituições mais eficientes ,respeitar e,promover e aplicar os princípios e direitos fundamentais no trabalho.
    Nathalia Kaleid -3 ano A(Escola Maria Eliza

    ResponderExcluir
  13. Dando oportunidade de trabalho decente para os dois e de forma justa, remunerado assim combatendo o trabalho escravo, fazendo com que as pessoas procurem esse tipo de emprego que é mais justo

    Matheus Goulart 3° Ano B N° 19

    ResponderExcluir
  14. Déborah de Oliveira3 de julho de 2015 às 20:00

    Deve-se haver uma capacitação dos parceiros,promovendo assim oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade.

    Déborah de Oliveira 3°E-N°03

    ResponderExcluir
  15. Hyan Souza - 3º F - EEJMHR3 de julho de 2015 às 20:03

    Três motivos? Opressão, Falta de opção e alienação. Não tem outros motivos para a escravidão no Brasil ainda acontecer.

    ResponderExcluir
  16. São falta de emprego, desigualdade e discriminação.
    Luis felipe 3ºA nº11 maria eliza

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Pode ser por causa da indigência, por precisão ou quando estão sujeitos a outros meios de debilidades econômicas e sociais.

    Larissa de Paula 3ºA nº10 Maria Eliza

    ResponderExcluir
  19. Pode ser por causa da indigência, por precisão ou quando estão sujeitos a outros meios de debilidades econômicas e sociais.

    Larissa de Paula 3ºA nº10 Maria Eliza

    ResponderExcluir
  20. A OIT estabelece regras e leis para que o funcionários não percam, a liberdade, segurança, dignidade, equidade e etc...
    Vinicio Eller n°35. 3°D

    ResponderExcluir
  21. A OIT estabelece regras e leis para que o funcionários não percam, a liberdade, segurança, dignidade, equidade e etc...
    Vinicio Eller n°35. 3°D

    ResponderExcluir
  22. A OIT estabelece regras e leis para que o funcionários não percam,a liberdade, segurança,dignidade,equidade.
    ilceanny 3E

    ResponderExcluir
  23. O trabalho escravo existe desde os tempos remotos. No Brasil, ele está relacionado à herança cultural, à desigualdade e à impunidade. Desse modo, trabalhadores abandonam suas cidades de origem e aceitam propostas sedutoras feitas por aliciadores, no intuito de suprir suas necessidades, e muitas vezes por ingenuidade, por alienação ou por falta de opção, acabam submetendo-se à escravidão ou práticas análogas a esta.
    Mona Lisa Iris Quintana n°14 - 3° E

    ResponderExcluir
  24. Existem vários tipos de escravidão contemporânea dentre eles o Trabalho Forçado, a Escravidão por dívidas.e o Trabalho Degradante
    No Trabalho Forçado, o indivíduo é obrigado a trabalhar por ameaças sofridas;
    Na Escravidão por Dívidas normalmente ocorre quando um aliciador vai até uma cidade pequena e pobre, para "convocar" trabalhadores com a promessa de um emprego. Quando os mesmos aceitam o trabalho é cobrado a viagem, a alimentação, as ferramentas para o trabalho,dentre outros, sendo assim o trabalhador fica cada vez mais endividado,não podendo assim sair deste tipo de escravidão.
    No Trabalho Degradante os trabalhadores são obrigados a cumprir uma exaustiva rotina de trabalho, isto é, sem condições nenhuma de higiene e alimentação.A falta de liberdade é explicita aos mesmos.
    Dafne Laupinaitis - 3ºE - Nº02 - E.E JMHR

    ResponderExcluir
  25. Tivemos em Mato Grosso do Sul um recente caso onde um homem era feito de escravo em uma fazenda. Mas ele não é o único e esse é o problema. O trabalho escravo ainda existe, mas está disfarçado. Esse é o capitalismo. Do quê adianta a mídia nos falar o quão bom é o nosso trabalho de 8 horas diárias com o salário medíocre que o trabalhador tem. O proletariado é explorado.

    Vinícius Febraro de Oliveira - 3º e - nº 22

    ResponderExcluir
  26. Questão 01: falta de dinheiro, pressão psicológica e falta de alternativas.

    Emilly Teodoro n° 11, 3°B ( E.E.J.M.H.R.)

    ResponderExcluir
  27. Questão 02: fortalecimento das fiscalizações do Ministério do Trabalho, conscientização da população, e o fornecimento de empregos onde suas regras estão fundadas na segurança e no bem estar do trabalhador.
    Emilly Teodoro n° 11, 3°B ( E.E.J.M.H.R.)

    ResponderExcluir
  28. O trabalho escravo não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ele existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresentando as mais diversas formas. E alguns dos motivos por ainda estar presente na sociedade pode ser a falta do conhecimento do trabalhador dos seu direitos, ameaça e pagamento de dívida.
    Sara 3E N20 JMHR

    ResponderExcluir
  29. Campanhas para concietizar a respeito do trabalho escravo , progamas de capacitação para o melhoramentos dos trabalhadores

    SILAS MENDES , N31 , 3°C

    ResponderExcluir
  30. Questão 1: Falta de conhecimento sobre os seus direitos, necessidade de manter suas condições básicas de vida e falta de opções.
    Aluna: Keila Camargo nº 19 3º A

    ResponderExcluir
  31. Questão 1: Falta de conhecimento sobre os seus direitos, necessidade de manter suas condições básicas de vida e falta de opções.
    Aluna: Keila Camargo nº 19 3º A

    ResponderExcluir
  32. falta de qualificação e estudos , baixa renda faz com que o trabalhador fique em silencio por necessidade do emprego e falta de empregos .

    ResponderExcluir
  33. falta de qualificação e estudos , baixa renda faz com que o trabalhador fique em silencio por necessidade do emprego e falta de empregos .

    ResponderExcluir
  34. Questão 1-
    - A Falta de conhecimento de seus direitos
    - A Necessidade de arranjar algum emprego
    - A baixa escolaridade e qualificação

    Anderson Silva Ajala 3ºC

    ResponderExcluir
  35. Questão:1
    *Falta de qualificação e estudos;
    *Falta de dinheiro;
    *Falta de melhor conhecimento de seus direitos;
    *Ou por falta de opção;

    Aluna:Mikaela Mariani Maciel 3°C

    ResponderExcluir
  36. Se as pessoas e o estado se dedicaçem mais aos estudos poderia ser abolida de vez o trabalho escravo pela falta de qualificação das pessoas elas optam por trabalhos mais fáceis,ou tanbem tem casos em que a pessoa è enganada ele recebe propostas para trabalhar para fora e depois quando chega lá é outra coisa e fica sendo obrigado a ficar e trabalhar apenas para sobreviver isso são de cassos de normais mais concerteza deve te muito trabalho escravo ainda por pessoas ricas o governo as vezes pode atè saber mais prefere nao fase nada por lucrarem com o trabalho escravo mais indiretamente como suborno de pessoas por esses motivos que fica dificil saber se da pra confiar no coverno já que a mairia é corruptos que só olham para o dinheiro e quando VC tira um apenas entra otra no lugar seguindo o sistema.

    ResponderExcluir
  37. Falta de qualificação profissional.
    Não conhecimento de seus direitos.
    Falta de opção e dependencia do emprego para sobrevivencia.
    Na minha opinão o trabalho escravo e algo erradicado , que apenas o citam como contra argumento ao sistema capitalista , nao a trabalho escravo em pleno seculo XXI apenas má remuneração.
    Rafael Almeida - 3 ° E

    ResponderExcluir
  38. Dando uma forma de trabalho mais justa e decente para o homem e a mulher, de forma remunerado assim combatendo o trabalho escravo, fazendo com que as pessoas procurem esse tipo de emprego que é mais justa.

    Aluno: Gabriel De Oliveira Pereira Nº 09 3° C

    ResponderExcluir
  39. Falta de oportunidades de emprego para pessoas deste nível, talvez um incentivo do governo para esses indivíduos e com toda certeza mais conscientização entre a população não só aqui no Brasil, mais quem sabe no mundo inteiro .
    Kalena Nardini. n°:14. 3°C

    ResponderExcluir
  40. Falta de oportunidades de emprego para pessoas deste nível, talvez um incentivo do governo para esses indivíduos e com toda certeza mais conscientização entre a população não só aqui no Brasil, mais quem sabe no mundo inteiro .
    Kalena Nardini. n°:14. 3°C

    ResponderExcluir
  41. Q.1: Opressão, Falta de opção e alienação, teria motivos alem desses?!
    Q.2: A liberdade, segurança,dignidade,equidade.
    Ana Caroline A. Biazin nº02 3ºB

    ResponderExcluir
  42. Questão2

    falta de conhecimento dos direitos .falta de qualificacao e estudos
    danihellen 3ºC N°07

    ResponderExcluir
  43. falta de conhecimento,falta de escolaridade, baixa renda.
    jessyka soares nº39 3ºc

    ResponderExcluir
  44. Questão 1: Necessidade, falta de qualificação e falta de informação a respeito de seus direitos.
    Questão 3: Elas começam a trabalhar precocemente para ajudar a familiar, para se sustentarem em caso de abandono ou até por vontade própria nos adolescentes que buscam independência e renda própria .
    Elidiel Silva Lima 3°B

    ResponderExcluir
  45. 1º Questão: TRABALHO FORÇADO: o indivíduo é obrigado a se submeter a condições de trabalho em que é explorado, sem possibilidade de deixar o local seja por causa de dívidas, seja por ameaça e violências física ou psicológica.
    JORNADA EXAUSTIVA: expediente desgastante que vai além de horas extras e coloca em risco a integridade física do trabalhador, já que o intervalo entre as jornadas é insuficiente para a reposição de energia. Há casos em que o descanso semanal não é respeitado. Assim, o trabalhador também fica impedido de manter vida social e familiar.

    E.E.J.M.H.R Robson Lukas nº30 3ºano A

    ResponderExcluir