domingo, 28 de junho de 2015

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Questão 1- 3ºE (E.E.JMHR)Mona Lisa, Rafael Almeida, Eduardo e  Matheus    

A economia solidária resgata as lutas históricas dos trabalhadores no início do século XIX, como resposta à pobreza e ao desemprego diante do avanço do capitalismo industrial. Como é caracterizado esse tipo de produção, e de que forma ele contribui para uma nova alternativa de geração de renda?




Questão 2- 3ºB (Matheus Proença, Natalia Mesquita, Patrícia Figueiredo, Thaís Camargo )

A charge nos remete a economia solidaria que vem tomando espaço, e que surgiu como movimento social na Inglaterra, durante o século 19, como forma de resistência, por parte da população socialmente excluída, ao crescimento desenfreado do capitalismo industrial, desta forma tendo como característica a cooperação, não competição, preservação dos recursos naturais, não exploração dos trabalhadores e igualdade de poder. Com base no trecho a cima estabeleça as vantagens e desvantagens dessa economia.







Questão 3- 3ºD ( Keila , Gilsaine )

Economia Solidaria Há um conjunto de atividade de produção distribuição são organizadas sobre uma forma de autogestão como seria essa variedade  praticada na economia solidaria?

22 comentários:

  1. A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus características são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.
    JACKELINE DA PAIXÃO SILVA N°24 3A
    E.E.M.E.B.C.C

    ResponderExcluir
  2. A economia solidária preconiza o entendimento do trabalho como um meio de emancipação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações de trabalho capitalistas.
    MARIANGELA SIGNOR Nº16 3ºA
    E.E.M.E.B.C.C

    ResponderExcluir
  3. Cooperação, Autogestão, Dimensão Econômica e Solidariedade, a economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas.
    Aluna: Layla Fernanda N°12 3°F

    ResponderExcluir
  4. A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, sem explorar os outros, sem querer levar vantagem e sem destruir o meio ambiente. Ela aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante a um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça.
    Características:
    - Cooperação
    - Autogestão
    - Dimensão Econômica
    - Solidariedade

    Aluna: Pyetra Leite n°16 3° ano E

    ResponderExcluir
  5. Cooperação
    Autogestao
    Disciplina
    Administração
    Solidariedade
    Economia
    Assim como na gestão de alimentos que são oriundos da agricultura familiar são destinados a escola isso torna o governos um dos maiores incentivos da economia solidária
    Leonardo dias
    N°18
    3°C

    ResponderExcluir
  6. Cooperação
    Autogestao
    Disciplina
    Administração
    Solidariedade
    Economia
    Assim como na gestão de alimentos que são oriundos da agricultura familiar são destinados a escola isso torna o governos um dos maiores incentivos da economia solidária
    Leonardo dias
    N°18
    3°C

    ResponderExcluir
  7. A economia solidária preconiza o entendimento do trabalho como um meio de emancipação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações de trabalho capitalistas.

    Características: Cooperação, soliedariedade, autogestão, economia.

    Aluno: Leonardo Higa Nº13 3ºF
    Aluno: Thiago Carvalho Nº19

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Suas características: cooperativismo, economia solidária e autogestão. Considerando essas características, a economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, por meio de um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas.

    Aluna: Isadora Souza nº09 3ºD

    ResponderExcluir
  10. Cooperativa,organização produtiva,democracia participativa,solidariedade são uma de suas características.A economia solidária vem resgatando os antigos valores, como ajuda mútua responsabilidade,igualdade.Ela tem um papel fundamental, para a geração de renda e inclusão social.

    ResponderExcluir
  11. Economia solidaria seria ajudarem uns aos outros em seus objetivos em comum para que todos lucrem com isso, como uma rede de pessoas em que preparam um tempo do seu dia ou suas economias no final do mês para o bem do conjunto como se a teia crescesse para todos os lados, suas características são Cooperação,Autogestão,Dimensão Econômica e Solidariedade :D



    Matheus Goulart 3° Ano B N° 19

    ResponderExcluir
  12. Déborah de Oliveira3 de julho de 2015 às 19:54

    Algumas características da economia solidaria são: Cooperação, autogestão, diminuição economia, solidariedade.
    Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça.

    Déborah de Oliveira 3°E-N°03

    ResponderExcluir
  13. Compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.

    Contribui para uma nova alternativa de geração de renda como: Associações ;Cooperativas; Empresas Autogestionárias; Grupos de Produção; Clubes de Troca;Grupos Informais; Redes e Centrais;

    Larissa de Paula 3ºA nº10
    E.E.M.E.B.C.C.

    ResponderExcluir
  14. Economia solidária é um jeito diferente de produzir e vender, o que é preciso pra viver.
    Não explora outras pessoas, e não leva nenhuma vantagem, além de não destruir o meio ambiente.
    Coopera e fortalece o grupo, pensando no bem próprio e de todos.
    Seu objetivo é apontar para uma lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e destribuicao de renda.
    Vinicio Eller n°35 3°D

    ResponderExcluir
  15. A economia solidária é um modo específico de organização de atividades econômicas. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento, e pela igualdade entre os seus membros.
    Ines Gomes 3°A mebcc N° 26

    ResponderExcluir
  16. A economia solidária vem se apresentando como uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social, e tem como algumas características o cooperativismo, a autogestão, e a solidariedade, onde ocorre uma justa divisão dos lucros alcançados.
    Emilly Teodoro n° 11, 3°B (E.E.J.M.H.R.)

    ResponderExcluir
  17. É uma maneira diferenciada de produção , vendas , compras e trocas , que vai favorecer a todos sem que haja exploração e lucros e ganhado vantagens nas costas dos outros , trazendo assim novos desenvolvimentos e melhorias , gerando mais empregos e trazendo a economia a um grande aumentos , mas claro que isso só é possivel com a autogestão , a cooperação a economia e a solidariedade de ambas as partes

    SILAS MENDES , N31 , 3°C

    ResponderExcluir
  18. Breno Lopes nº06 3ºB

    E.E.J.M.H.R

    A economia solidária é amiga da inclusão social,com a proposta de gerar trabalho e renda para todos,onde ocorre uma divisão de lucros igualitária.Por isso usam do cooperativismo, a autogestão e a solidariedade para tais preceitos.

    ResponderExcluir
  19. Cooperação, autogestão, diminuição economia, solidariedade.
    Visam o bem de todos, não se importando apenas com eles mesmos, pensam também na sociedade.

    Marcos Vitor Prado G 3B N18

    ResponderExcluir
  20. Economia Solidária é uma forma diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver,é uma opção que temos a partir da ideia de que todos tem que se ajudar para q aja a estabilidade social é uma opção boa más apresenta vários defeitos já que pra este sistema dar certo é necessário a maioria absoluta da parte populacional,más de fato nem todas as pessoas vão querer colaborar com o sistema assim como no nosso existira sim uma diversidade.

    Anderson Silva Ajala 3ºC

    ResponderExcluir
  21. características:produção,distribuição,,consumo e poupança.
    é uma diversidade de praticas econômicas organizadas sob formas de cooperativa,como clubes de troca,redes de auto cooperação etc.e realizam trabalhos como prestação de serviços,finanças solidarias,trocas,comercio e consumo solidário.

    Valéria de Oliveira nº34 3° ano D

    ResponderExcluir